SOBRE O EVENTO

Learning to educate for global competence

O Global Education Seminar (GES) é um evento que tem como objetivo trazer para o diálogo o tema Competência Global e sua inclusão no cenário da educação. Desde 2018 o PISA incluiu esta competência em sua avaliação.É uma competência multidimensional, necessária para o complexo cenário do século XXI. Como educar para esta competência? Por que ela é importante? Qual a relação da língua inglesa nesse processo? Qual a relação dos currículos neste contexto?

O Seminário é destinado a professores, coordenadores, diretores e mantenedores da área de Educação que atuam especialmente na Educação Básica.

Esta será a 1ª edição deste evento que contará com a presença de palestrantes nacionais e internacionais: Claudia Bickford-Smith (Cambridge Assessment International Education), Margareth Jones Carey (St. Bonaventure University), José Marcelo Freitas de Luna (UNIVALI), Telma Gimenez (UEL) e convidados.

Além das palestras, teremos apresentação de projetos de colégios que incluíram a competência global em seus programas e, para a finalização, um painel com alguns dos palestrantes e convidados para fechamento do diálogo deste momento.

Parte da renda do evento será revertida para a ONG Cidadão Pro Mundo.

INSCRIÇÕES

R$ 490,00

ou

12x de R$49,20

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO

Universidade Mackenzie – campus Higienópolis

Auditório Escola Americana

– Entrada pela: Rua Itambé, 135 ou Rua da Consolação , 930

Estação de metrô mais próxima:
Estação Higienópolis-Mackenzie da linha 4-Amarela

AGENDA

8h-8h30: Credenciamento

8h30: Abertura do evento

09h: Apresentação Margareth Jones Carey

10h30: Coffee Break

11h: Apresentação José Marcelo Freitas de Luna

12h: Almoço

13h: Apresentação de colégios convidados e suas práticas

14h30: Apresentação Telma Gimenez

16h: Coffee Break

16h30: Apresentação Claudia Bickford-Smith

17h30: Painel com os participantes e convidados

18h30 :Encerramento

PALESTRANTES

A língua inglesa e as “soft skills”: desenvolvendo competências para um mundo global.

Telma Nunes Gimenez
Professora associada do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

É formada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Biblioteconomia pelo College of Librarianship Wales, Mestre em Linguística Aplicada pela PUCSP e doutora pelo departamento de Linguistics and Modern English Language da Lancaster University, Inglaterra. Realizou estudos de pós-doutoramento junto à Kettering Foundation, Estados Unidos, e Institute of Education, Inglaterra. Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina, onde atua no programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Orienta pesquisas no campo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e formação de professores. Seus interesses de pesquisa situam-se nas áreas de educação em língua estrangeira, especialmente a língua inglesa como língua franca global, formação de professores, políticas educacionais no contexto da globalização e internacionalização do ensino superior

O que é competência global ? Por que ela é importante? Por que ela é necessária para as escolas no mundo todo?

Global Competence, what is it? Why does it matter? Why it is necessary in our schools worldwide?

Apresentação em inglês, com tradução simultânea.

Margaret Jones Carey
Diretora do Programa de Liderança Educacional da St. Bonaventure University (NY, USA)

Educadora em escolas públicas nos Estados Unidos por mais de 30 anos. Foi professora, diretora, coordenadora de serviços financeiros, diretora de tecnologia e currículo, diretora acadêmica, diretora executiva e superintendente. Atualmente é Professora Assistente e Diretora do Programa de Liderança Educacional na Universidade St. Bonaventure em Allegany, Nova Iorque, Estados Unidos. É palestrante internacional desenvolvendo os temas: o aprendizado no século 21, a liderança docente para o desenvolvimento da competência global nas escolas, competência global e aprendizagem baseada em projetos.

Projetar o currículo com o mundo em mente

Design the curriculum with the world in mind

Apresentação em inglês, com tradução simultânea

Claudia Bickford Smith

É formada em História pela University of Cape Town e MA pela University of Cambridge

Trabalhou no setor de publicações educacionais na África do Sul em meados da década de 1990, até se mudar para o Reino Unido em 2008. Depois, ingressou na Cambridge University Press, onde foi Diretora da unidade de negócios de Educação Internacional. Desde outubro de 2015, Claudia passou a atuar como Diretora de Desenvolvimento de Cambridge International Education, sendo responsável por liderar o desenvolvimento estratégico do portfólio de avaliações digitais e serviços educacionais de Cambridge International, currículos e qualificações para a faixa etária de 5-19 anos, trabalhando em parceria com as Cambridge International Schools e Ministérios da Educação em todo o mundo.

Do referencial da competência comunicativa intercultural para o seu desenvolvimento na Educação Básica

José Marcelo Freitas de Luna
Professor/Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Univali – Brasil. Professor Visitante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – Portugal. É líder do grupo do CNPq – Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas.

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985); mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), com estágio sanduíche na Universidade de Birmingham (Inglaterra); especialização em Administração Universitária pela Organização Universitária Interamericana e Universidade Católica de Goiás, com estágio na Universidade de Ottawa (Canadá); especialização em Gestão da Cooperação Técnica Internacional, pela FEA/USP; doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1999), com estágio sanduíche na Universidade de Cambridge (Inglaterra); e pós-doutorado, entre 2010 e 2011, na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). Atualmente, é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, professor visitante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Portugal. Coordena os projetos “Por um Currículo de Letras Internacionalizado como Base de Formação Intercultural para Professores de Português da Educação Básica, ao abrigo do Programa de Licenciaturas Internacionais Capes 2013 / 2015 – PORTUGAL e “Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras por indicadores de aprimoramento de competência linguística – CNPq 2013-2016. Possui publicações nas áreas de Linguística e Educação, das quais se destacam os livros “Internacionalização do Currículo: Educação, Interculturalidade, Cidadania Global” e “O Programa Ciência sem Fronteiras em Avaliação”, publicados pela Pontes em 2016 e 2017, respectivamente.

Hóteis próximos à Universidade Mackenzie

Hotel Pergamon 

Rua Frei Caneca, 80, São Paulo, SP, CEP: 01307-000
Tel (11) 3123-2023
https://www.accorhotels.com/pt-br/hotel-B213-pergamon-hotel-frei-caneca-managed-by-accorhotels/index.shtml

TRYP Sao Paulo Higienopolis Hotel 

Rua Maranhão, 371, Higienópolis – CEP: 01240-001 – São Paulo
Tel: (11)  3665-8200 – Fax: (11) 3665-8201
https://www.melia.com/pt/hoteis/brasil/sao-paulo/tryp-sao-paulo-higienopolis-hotel/index.htm

Dan Inn Higienópolis 

Av. Consolação, 800 (esquina com Rua Maria Antônia, 40) – Centro CEP: 01222-010 – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3257-1500 / Fax: (11) 3105-9138
https://www.nacionalinn.com.br/hotel-sao-paulo/dan-inn-higienopolis

Hotel Ville 

Rua Dona Veridiana, 643, São Paulo, CEP: 01238-010
Telefone: (11) 3257-5288
http://www.hotelville.com.br/NOVOSITE/index.php

Melia Paulista 

Avenida Paulista, 2181 Consolação São Paulo CEP: 01311-300
Tel (11) 2184-1600
https://www.melia.com/pt/hoteis/brasil/sao-paulo/melia-paulista/index.htm

Novotel São Paulo Jaraguá 

Martins Fontes 71  – Centro – CEP: 01050-000 – São Paulo
Tel (11) 2802-7000 Fax (11) 2802-7053
http://novotel-sao-paulo-jaragua-conventions.hotelsaopaulo.org/pt/

Ibis Budget São Paulo Paulista 

Rua da Consolação, 2303, São Paulo, CEP: 01301-100
Telefone: (11) 3123-7755
https://www.accorhotels.com/pt-br/hotel-5323-ibis-budget-sao-paulo-paulista/index.shtml

ALIMENTAÇÃO Para o almoço

Alimentação não inclusa no valor da inscrição
Praça de alimentação da própria universidade. 

Restaurantes próximos à Universidade Mackenzie

Villa Imperial 

Rua Maria Antônia, 368 – Higienópolis – São Paulo

Telefone: (11) 2532-4658

The Joy

Rua Maria Antônia, 330 – Higienópolis – São Paulo

Telefone: (11) 3628-0691