Seminário sobre Competência Global reúne grandes nomes da educação bilíngue e internacional

Primeira edição de evento elucida a nova competência que compõe o PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos – e reúne especialistas dos EUA e Reino Unido.

Com o tema “Aprendendo a Educar para a Competência Global”, o Global Education Seminar estreia no circuito de eventos acadêmicos voltados à educação bilíngue e internacional. Vindo ao Brasil pela segunda vez, está a americana Margareth Jones Carey, da St. Bonaventure University, que trata sobre a importância da competência global e seu papel nas escolas pelo mundo. Encerrando o evento, a Diretora de Desenvolvimento de Currículos Internacionais de Cambridge Assessment International Education, Claudia Bickford-Smith, traz uma palestra sobre o design de currículos ‘globalmente competentes’. O evento conta ainda com a participação dos ilustres José Marcelo Freitas de Luna (UNIVALI) e Telma Gimenez (UEL), abordando temas como a intersecção das habilidades socioemocionais com a língua inglesa e a transposição das teorias a respeito da competência global para prática de sala de aula. Ilustrando boas práticas pedagógicas, colégios com programas que prestigiam o desenvolvimento de cidadãos “globally competent” compartilham suas experiências e seus resultados.

Ser ‘globalmente competente’ envolve muito mais do que o conceito de interculturalidade aliada à empatia e o domínio de diferentes línguas. A competência global se aprofunda com a exploração de problemas locais e globais (mesclando os dois termos no conceito híbrido conhecido como “glocal”), a compreensão e apreciação de perspectivas e visões de mundo de outras pessoas e o engajamento em interações positivas com pessoas de diferentes nacionalidades, etnias, religiões, experiências sociais e culturais. Em poucas palavras, ela é essencial para se agir construtivamente para o bem comum e o desenvolvimento sustentável.

Entretanto, essa competência fundamental encontra no desenvolvimento da fluência em outros idiomas um grande entrave. Como educar para o mundo sem o acesso à uma língua adicional? Qual o papel do inglês como lingua franca no desenvolvimento dessa competência? Como escolas poderão desenvolver currículos que englobem situações-problema capazes de desenvolver, de fato, habilidades e competências básicas para se prosperar em um mundo tão multifacetado culturalmente? Qual é a participação das habilidades interpessoais nesse contexto? São essas e outras perguntas que o seminário pretende responder.

O evento bilíngue contará ainda com tradução simultânea e destinará parte de sua arrecadação para a ONG Cidadão Pró Mundo, que tem como missão fornecer oportunidades de educação e desenvolvimento da língua inglesa a jovens e adultos de comunidades carentes. O seminário é organizado pelo São Paulo Open Centre e tem o apoio institucional de Cambridge Assessment International Education e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O Global Education Seminar acontece no Auditório” Escola Americana”, localizado dentro do Campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 11 de maio de 2019 às 08h30min.

São Paulo Open Centre

Fundado em 2013, o São Paulo Open Centre nasceu como um Centro Autorizado para aplicação dos exames de proficiência de Cambridge Assessment English. Após trazer ao Brasil qualificações docentes pioneiras da universidade inglesa, a empresa especializou-se na formação inicial e continuada de docentes e lideranças educacionais, tornando-se referência com seus cursos nas áreas de educação bilíngue, neurociência e ensino de língua. Em 2017, passou a representar no Brasil o departamento de educação internacional da Universidade de Cambridge, assessorando escolas no processo de potencialização do ensino da língua inglesa e a implantação de currículo internacional.. O Global Education Seminar, juntamente com a oferta de um curso de pós-graduação inédito no Brasil, marca a estreia do São Paulo Open Centre na educação superior.