Cambridge Assessment International Education
Certificate in Educational Leadership
Qualificação Internacional de Desenvolvimento Profissional para Líderes Educacionais

A qualificação Cambridge em Liderança Educacional se concentra nas teorias de liderança e sua aplicação na prática e no contexto de liderança de um líder escolar ou aspirante a líder.

As qualificações foram desenvolvidas em consulta com professores de Cambridge em todo o mundo e os programas refletem as pesquisas mais recentes e as melhores práticas em desenvolvimento profissional, liderança e aprendizado.

É uma certificação rigorosa com horas de aprendizado guiadas pelo Líder do Programa, acompanhamento de um mentor e horas de auto-estudo. Seu portfólio final será avaliado por Cambridge Assessment International Education garantindo a integridade da qualificação e seu certificado será também concedido por Cambridge Assessment International Education.

O Certificado Internacional de Cambridge em Liderança Educacional permite que os líderes:

  • melhorarem sua liderança na qualidade da aprendizagem e do ensino e no desenvolvimento de suas escolas
  • desenvolvam um envolvimento crítico com as principais teorias, conceitos e desafios da liderança
  • Tenham foco na prática da liderança eficaz e reflexiva.

A obtenção deste certificado irá ajudá-lo a:

  • aumentar seu conhecimento e compreensão da liderança bem-sucedida
  • desenvolver suas habilidades de liderança
  • melhorar seu desempenho como líder educacional

Resultados 🠖

“Cambridge Professional Development Qualifications have helped our teachers to learn together, to reflect on their learning and evaluate their teaching practice. It is enriching and challenging for us as the programme team to support teachers in making real progress in their professional learning journeys.”

Silvana Tejón, Daniel Magaldi and Fernando Lasala,
Programme Leaders, ESSARP, Argentina

  • As Cambridge PDQs são para professores em exercício e líderes educacionais. Cada programa estabelece requisitos específicos do candidato.
  • As PDQs de Cambridge são particularmente relevantes para Cambridge schools. Eles são parte integrante da nossa oferta de desenvolvimento profissional e cada vez mais um elemento vital das jornadas de desenvolvimento profissional dos professores e líderes de Cambridge.

Objetivos de Aprendizagem

  • Entender as principais teorias e ideias de liderança, de dentro e de fora da educação, e aplicá-las ao pensamento sobre sua própria prática
  • Basear-se em evidências de pesquisa e prática para desenvolver seu conhecimento com uma compreensão do que é conhecido sobre liderança bem-sucedida
  • Relacioná-los ao seu próprio contexto de liderança no planejamento de ações
  • realizar tarefas baseadas na prática, permitindo a autoavaliação de sua liderança em ação
  • Desenvolver suas habilidades de prática reflexiva para ajudá-los a avaliar e melhorar sua própria prática de liderança
  • Aprender de forma colaborativa, apoiado por um(s) colega(s) experiente(es) para compartilhar ideias e desenvolver conhecimentos e habilidades. Os candidatos devem servir ou aspirantes a líderes, prontos para assumir um papel de liderança em um futuro próximo.

Como os alunos são avaliados?

Para cada módulo, os alunos produzem um portfólio evidenciando a prática de ensino, aprendizagem e reflexão. Este portfólio é examinado por Cambridge. Em seu portfólio, professores e líderes demonstram seus conhecimentos, habilidades e compreensão no contexto de seu próprio trabalho, a partir de uma variedade de fontes. Um portfólio incluirá, por exemplo:

  • Análise crítica dos principais conceitos e teorias aplicadas na prática
  • Planos, registros e resultados avaliados de práticas inovadoras
  • Análise da aprendizagem e desenvolvimento da prática
  • Reflexões sobre a própria prática e planos para desenvolvimento futuro.

Quais são os pré-requisitos para para cursar esta qualificação?

Quem pode se inscrever?
Diretores, líderes intermediários (vice-diretores, diretoras, coordenadores e chefes de departamento) e aspirantes a líderes de instituições educacionais.

  • Os candidatos devem possuir competência linguística suficiente em língua inglesa para ingressar, preferencialmente nível de inglês avançado (C1 do CEFR).
  • Experiência profissional mínima de 2 anos
  • Formação superior completa.
  • Ter computador com câmera e microfone e acesso a internet.

Quais são os diferenciais desta qualificação?

  • Certificação internacional chancelada pelo Centro de Desenvolvimento Profissional Cambridge Assessment International Education;
  • Acompanhamento e mentoria personalizada;
  • Criação de um portfólio digital que demonstra o processo de aplicação da teoria na prática;
  • Após a obtenção do certificado, você poderá escolher prosseguir sua especialização em Educational Leadership com o Cambridge International Diploma.

Quando começa e quanto tempo dura?

● Início ⇢ 3 de junho de 2022 – às sextas-feiras, das 17h00 as 19h00
● Término ⇢ 4 de novembro de 2022

Qual é a estrutura do curso?

Este curso é planejado para seis horas semanais de aprendizagem voltada para o desenvolvimento profissional, com carga horária total de 150 horas, organizadas ao longo de 25 semanas e distribuídas em:

  • 50 horas de aprendizagem guiada, realizada de forma síncrona por meio de encontros via zoom com o Programme Leader do curso toda sexta das 17h00 as 19h00.
  • 50 horas de aprendizagem individual e colaborativa, realizada de forma assíncrona por meio de atividades de aprendizado por meio de recursos audiovisuais, leitura de textos, fóruns de discussão, compartilhamento de atividades e estratégias.
  • 50 horas de aprendizagem aplicada, realizada de forma assíncrona por meio de planejamentos de aula e prática reflexiva.

Qual é o valor do investimento?

Curso PDQ in Educational Leadership 100% Online = 18x de R$391,66 +

Matrícula (PDQ Cambridge fee) = US$260,00*

* O valor será convertido para reais, na data do pagamento.

Pagamento parcelado no boleto bancário.

Política de Descontos*

  • 5% de desconto para pagamento à vista
  • 7% de desconto para colaboradores do São Paulo Open Centre
  • 7% de desconto para colaboradores de instituições parceiras do São Paulo Open Centre
  • 7% de desconto para associados ativos da BRAZ-TESOL

* Descontos não cumulativos
* Descontos sobre o valor do curso não abrangem a Cambridge fee

Como faço a minha inscrição?

  1. Para realizar sua pré-inscrição acesse este link, preencha o Application Form e prossiga. Assim que recebermos as suas informações, entraremos em contato.
  2. Caso o número mínimo de 10 participantes não seja atingido, o São Paulo Open Centre se reserva o direito de cancelar o curso.

Programme Leader: Eduardo Francini
é formado em Pedagogia e em Letras; especialista em Gestão Escolar pela USP/Pecege e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (IEL-Unicamp). Atua como coordenador pedagógico e assessor na área de Línguas/Linguagens em colégios da rede privada e promove formação de professores e gestores das redes públicas. 

É professor convidado no São Paulo Open Centre para os cursos PDQ in Educational Leadership e Formação de Coordenadores para a Área de Língua Inglesa. Em 2017, foi autor do parecer crítico do Consulado Britânico sobre a Língua Inglesa na 3ª versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); em 2018, foi membro da comissão BNCC e Currículo da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba e da comissão do Programa de Ensino Integral da Diretoria Regional de Ensino.

Em 2019, fez parte do grupo de especialistas que redigiu recomendações sobre currículo, formação de professores e TVET para o Prosperity Fund da Embaixada do Reino Unido no Brasil. Atuou, ainda, na implantação e consultoria de programas de dupla certificação na Educação Básica (TTUISD e MK12).

Mentor: Carlos Freitas
é formado em Letras com Habilitação em Tradução em Inglês e Francês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Licenciado em Língua Portuguesa e Inglesa e especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo.

Com cursos e treinamentos internacionais na área, atuou como Coordenador de Salvaguarda e Proteção Infantil e Visitas Educacionais, desenvolvendo processos e procedimentos de melhoria contínua para auditorias internas e externas. Atuou como Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental, Médio e currículos internacionais e como Diretor Pedagógico em escolas bilíngues renomadas em São Paulo. Possui certificação em Gestão de Instituições Educacionais e Liderança pela Harvard Business School.

Seus projetos de sucesso em escolas incluem programas de orientação para estudos no exterior, viagens e visitas pedagógicas, programas anti-bullying e diversidade e igualdade, gerenciamento de alegações internas e externas em ambiente educacional e educação sócio-emocional. É pós-graduando na área de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na PUC-RS e também estudioso na área de Gênero e Sexualidade e Saúde Mental na Educação.