Coordenação Pedagógica Bilíngue

Aulas quinzenais:

6ª feira a noite e sábado

Em breve abriremos as inscrições para turma de março/2020 ,interessados preencher formulário de lista de espera

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Histórico do curso

O cenário da educação no Brasil e no mundo está em constante reestruturação e correção de itinerários. Esses caminhos precisam ser alinhados às necessidades postas pelas sociedades locais às instituições de ensino e, certamente, aos destinos globalizados de quem desfruta de sua orientação.

Fruto da mobilidade profissional e estudantil, o papel da língua inglesa como língua adicional e/ou meio de instrução de outros conteúdos se amplia, impactando em vários processos, inclusive nas funções pedagógicas nas escolas, que se tornam mais abrangentes e complexas. O coordenador de língua inglesa, principalmente no setor privado, tem abraçado muitos títulos diferentes: coordenador de línguas adicionais, coordenador de exames internacionais, head of international department, head teacher, coordenador do programa internacional, entre outros. Estas novas titulações de certa forma refletem as novas demandas que estão postas para quem exerce a função de liderança pedagógica da área de Língua Inglesa. 

 

Esta liderança tem novas demandas específicas para sua efetivação e exigência de saberes: pedagógicos, de execução e de gestão. 

A formação em questão, teve seu início em 2016 como curso livre, objetivando formar lideranças pedagógicas preparadas e melhor instrumentalizadas para a gestão da mudança necessária para atender aos novos rumos que estamos vivenciando.

O curso propõe 410h / aula em 20 disciplinas, organizadas em três grandes eixos temáticos ou áreas de pesquisa: Saberes Pedagógicos, Saberes da Execução e Saberes da Gestão

Disciplinas do curso

  • Abordagens pedagógicas
  • Análise de Cenários
  • Aprendizagem e Inclusão
  • Aquisição de 1ª (L1) e 2ª (L2) línguas
  • Desenvolvendo a interculturalidade
  • Desenvolvimento curricular e avaliação
  • Desenvolvimento de material e/ou a sua seleção
  • Desenvolvimento de programas bilíngues
  • Fundamentos da Educação Bilíngue e do Bilinguismo
  • Gestão de pessoas
  • Identidade do coordenador Pedagógico
  • Implementação de Escola Bilíngue
  • Metodologia cientifica
  • Monografia
  • Neurociência e o ensino bilíngue
  • O trabalho de counselling
  • Política Educacional: legislação e diretrizes
  • Programas internacionais
  • Tecnologia e metodologias ativas no contexto bilíngue
  • Temas Especiais
  1. O que é o curso?

Curso que teve sua origem em um curso livre, com foco na formação de lideranças educacionais já em atuação, ou de profissionais que têm interesse em atuar em contextos de Educação Bilíngue. Concebido para atender às diversas demandas da função de coordenação pedagógica em relação aos diferentes cenários e às várias esferas do cotidiano escolar. O objetivo maior do curso é formar lideranças educacionais com sólida visão de gestão de contextos bilíngues.  

  1. Qual o objetivo deste curso?

Expandir o conhecimento e aprimorar a atuação dos interessados nesse viés de coordenação pedagógica por meio de diferentes modos de ler a escola e suas equipes e favorecer trocas de experiências entre profissionais que buscam (re)pensar, (re)avaliar e atualizar suas práticas de liderança educacional e gestão de processos, resultados e equipes.

  1. Por que escolher este curso e não um outro semelhante? Qual o diferencial?

O curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica Bilíngue foi desenvolvido por profissionais das áreas de pedagogia, letras, gestão escolar, administração de empresas, neurociência e psicologia com vasta experiência em contextos escolares. Nossos professores vivenciam o dia a dia da educação bilíngue e/ou internacional como professores, coordenadores, diretores, tutores ou formadores de professores. Acreditamos que essa diversidade seja uma condição essencial para que o olhar crítico e calcado na realidade esteja presente nas atividades propostas durante os módulos do curso e na escolha dos conteúdos, dos autores de referência, nas avaliações e projetos que serão propostos. 

  1. Quem é o público alvo?

Este curso destina-se a docentes experientes das diversas licenciaturas, coordenadores e gestores da área de Educação, graduados em letras, psicologia, pedagogia, administração escolar ou gestão escolar,

  1. Há algum processo seletivo? Qual?

O participante deverá apresentar certificado de conclusão da graduação.

  1. Quanto tempo de duração?

18 meses, 3 semestres

  1. Qual a carga horária do curso?

410h /aula divididas em três eixos (20 disciplinas): Saberes Pedagógicos; Saberes da Execução Saberes da Gestão 

  1. É presencial, híbrido ou online?

O curso é presencial, com 2 disciplinas on line e acontece quinzenalmente na unidade Sumaré do centro universitário Sumaré.

  1. Qual os dias e horários das aulas?

São encontros quinzenais, as sextas feiras das 19h às 22h30 e aos sábados das 8h30 às 14h20.

  1. Quem são os professores?

Doutores, mestres e especialistas nas diversas disciplinas, todos envolvidos com pesquisa, orientação, coordenação escolar e aulas de diversas disciplinas em todos os segmentos.

  1. Como são as aulas?

Os módulos do curso foram estruturados em sequenciais pedagógicas: Saberes Pedagógicos, Saberes da Execução e Saberes da Gestão. Módulos aparentemente independentes, mas que juntos, formam um todo interconectado. Serão 54 encontros de aulas presenciais que seguirão metodologias diversas: aulas expositivas, interativas, híbridas, que supõem pelo menos o mesmo número de horas de estudo, preparação e construção de portfólio formativo.

  1. Qual a forma de avaliação das disciplinas?

Cada disciplina propõe uma avaliação somativa em formato de prova escrita, trabalho final individual ou apresentação final individual ou em grupo, em seminários.

  1. As aulas são ministradas em inglês ou português? A bibliografia do curso é em português?

As aulas serão majoritariamente em português, mas poderão acontecer momentos em inglês em vídeos e/ou aulas com professores convidados. Tanto a bibliografia geral do curso como a específica de cada disciplina será, em sua maioria, em inglês, pois ainda não há muito material em português sobre o assunto.

  1. Tenho que ser fluente em inglês? Que nível de inglês preciso ter para acompanhar o curso?

Sugerimos que o aluno tenha pelo menos habilidades leitora e de escuta bem constituídas na língua estrangeira (nível B1, B2 segundo CEFR). Mesmo quando as aulas são em inglês, não existe a exigência de que o aluno exponha suas ideias e/ou questionamentos em inglês.

  1. O Centro Universitário Sumaré é reconhecido pelo MEC? E o curso?

Sim. O Centro Universitário Sumaré é muito bem avaliado pelo MEC. O curso, por ser novidade, está em processo de reconhecimento.

  1. Que significa que o curso é uma parceria com o São Paulo Open Centre?

Todo o processo de definição e elaboração do curso foi feito a quatro mãos a fim de que a ponte entre o mundo da academia e o cotidiano escolar seja real.

  1. Quem é o São Paulo Open Centre?

O São Paulo Open Centre nasceu em 2013 como um centro autorizado para aplicação de exames de proficiência de inglês. Fundado e gerido por educadores, e com um forte DNA de desenvolvimento de professores e gestores da educação, a empresa passou a oferecer formação inicial e continuada de docentes e lideranças educacionais, tornando-se referência com seus cursos nas áreas de educação bilíngue, neurociência e ensino de língua. Encarando a educação como uma ciência em constante mutação, o São Paulo Open Centre tem como missão “manter o aprendizado em movimento”.

  1. Qual o investimento? E a forma de pagamento?

18 parcelas de R$870,00 ou 24 parcelas de R$ 670,00

  1. Como é a avaliação final de curso?

É uma monografia desenvolvida individualmente a partir do terceiro semestre cursado pelo aluno.

  1. Quando é o início do curso?

Dia 13 de Março de 2020.

  1. A quem devo perguntar se tiver dúvidas sobre pagamentos, frequência, documentação, notas?

À secretaria do Centro Universitário Sumaré.

  1. A quem devo perguntar se tiver dúvidas específicas sobre a organização das disciplinas, professores, métodos de avaliação ou organização da grade curricular?

À coordenação do curso no São Paulo Open Centre.