Coordenação Pedagógica Bilíngue

Aulas quinzenais:

6ª feira a noite e sábado

Em breve abriremos as inscrições para turma de março/2020 ,interessados preencher formulário de lista de espera

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Histórico do curso

O cenário da educação no Brasil e no mundo está em constante reestruturação e correção de itinerários. Esses caminhos precisam ser alinhados às necessidades postas pelas sociedades locais às instituições de ensino e, certamente, aos destinos globalizados de quem desfruta de sua orientação.

Fruto da mobilidade profissional e estudantil, o papel da língua inglesa como código de acesso ao conhecimento se amplia, impactando vários processos, inclusive nas funções gestoras nas escolas, que se tornam mais complexas e amplas. O coordenador pedagógico de língua inglesa, principalmente no setor privado, tem abraçado muitos títulos diferentes: coordenador de línguas adicionais, coordenador de exames internacionais, head of international department, head teacher, coordenador do programa High School, entre outros.

Esta liderança tem conteúdos próprios, demandas específicas para sua efetivação e exigência de saberes, de desenvolvimento de recursos internos e externos: o São Paulo Open Centre dedica-se ao apoio para esta construção desde 2016, formando profissionais coerentes com o mercado, preparados e detentores de voz articulada e relevante na gestão de suas equipes.

O curso propõe 360h-aula em 12 disciplinas, organizadas em três grandes eixos temáticos ou áreas de pesquisa: Gestão e pensamento; Competências, identidades e Opções; Cenários, Avaliações e Resultados.

Disciplinas do curso

  • Abordagens pedagógicas
  • Análise de Cenários – gestão da complexidade
  • Aquisição de Primeira e Segunda Línguas
  • Avaliação
  • Counselling
  • Desenvolvendo a interculturalidade
  • Desenvolvimento curricular
  • Desenvolvimento de material e/ou a sua seleção
  • Educação bilíngue: conceitos chaves
  • Gestão de professores
  • Identidade do coordenador pedagógico
  • Implementação de uma escola Bilíngue
  • Inclusão
  • Metodologia científica
  • Neurociência e o ensino bilíngue
  • Programas bilíngues e programas internacionais
  • Regulamentação e diretrizes
  • Tecnologia e metodologias ativas no contexto bilíngue
  • Trabalho de conclusão de curso – Monografia

1. O que é o curso?

Curso pioneiro no Brasil, com foco na formação de lideranças educacionais já em atuação, ou de profissionais que têm interesse em atuar em contextos de Educação Bilíngue. Concebido para atender às diversas demandas da função de coordenação pedagógica em relação aos diferentes cenários e às várias esferas do cotidiano escolar.

2. Qual o objetivo deste curso?

Expandir o conhecimento e aprimorar a atuação dos interessados nesse viés de coordenação pedagógica por meio de diferentes modos de ler a escola e suas equipes e favorecer trocas de experiências entre profissionais que buscam (re)pensar, (re)avaliar e atualizar suas práticas de liderança educacional e gestão de processos, resultados e equipes.

3. Por que escolher este curso e não um outro semelhante? Qual o diferencial?

O curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica Bilíngue foi desenvolvido por profissionais das áreas de pedagogia, letras, gestão escolar, neurociência e psicologia com vasta experiência em contextos escolares. Nossos professores vivenciam o dia a dia da educação bilíngue e/ou internacional como professores, coordenadores, diretores, tutores ou formadores de professores, pois acreditamos que essa seja uma condição essencial para que o olhar crítico e calcado na realidade esteja presente nas atividades propostas durante os módulos do curso e na escolha da bibliografia sugerida. Os participantes têm acesso a estudos de caso concretos, além de contarem com apoio e orientação para elaborarem trabalhos pertinentes à dialética academia – mercado de trabalho.

4. Quem é o público alvo?

Este curso destina-se a docentes experientes das diversas licenciaturas, coordenadores e gestores da área de Educação, graduados em letras, psicologia, pedagogia, administração escolar ou gestão escolar,

5. Há algum processo seletivo? Qual?

O participante deverá apresentar certificado de conclusão da graduação.

6. Quanto tempo de duração?

18 meses, 3 semestres

7. Qual a carga horária do curso?

400h – 360h divididas em três eixos (16 disciplinas): Saberes Pedagógicos; Saberes da Execução; Gestão + 40h de orientação presencial e desenvolvimento de monografia

8. É presencial, híbrido ou online?

O curso é totalmente presencial e acontece na unidade Sumaré do centro universitário

9. Qual os dias e horários das aulas?

São encontros semanais, aos sábados, das 8h às 13h15

10. Quem são os professores?

Doutores, mestres e especialistas nas diversas disciplinas, todos envolvidos com pesquisa, orientação, coordenação escolar e aulas de diversas disciplinas em todos os segmentos.

11. Como são as aulas?

Os módulos de curso são independentes embora sua organização tenha sido pensada de modo que qualquer sequência pedagógica adotada forme um todo lógico e coerente ao final do curso. Cada um dos semestres oferece 40 encontros de 3 horas-aula presenciais expositivas, interativas, híbridas, que supõem pelo menos o mesmo número de horas de estudo, preparação e construção de portfólio formativo.

12. Qual a forma de avaliação das disciplinas?

Cada disciplina propõe uma avaliação somativa em formato de prova escrita, trabalho final individual ou apresentação final individual ou em grupo, em seminários.

13. As aulas são ministradas em inglês ou português? A bibliografia do curso é em português?

As aulas poderão ser em inglês ou em português, de acordo com o conteúdo a ser explorado. Tanto a bibliografia geral do curso como a específica de cada disciplina será, em sua maioria, em inglês, pois ainda não há muito material em português sobre o assunto.

14. Tenho que ser fluente em inglês? Que nível de inglês preciso ter para acompanhar o curso?

Sugerimos que o aluno tenha pelo menos habilidades leitora e de escuta bem constituídas na língua estrangeira. Mesmo quando as aulas são em inglês, não existe a exigência de que o aluno exponha suas ideias e/ou questionamentos em inglês.

15. O Centro Universitário Sumaré é reconhecido pelo MEC? E o curso?

Sim. O Centro Universitário Sumaré é muito bem avaliado pelo MEC. O curso, por ser novidade, está em processo de reconhecimento.

16. Que significa que o curso é uma parceria com o São Paulo Open Centre?

Todo o processo de definição e elaboração do curso foi feito a quatro mãos a fim de que a ponte entre o mundo da academia e o cotidiano escolar seja real.

17. Quem é o São Paulo Open Centre?

O São Paulo Open Centre nasceu em 2013 como um centro autorizado para aplicação de exames de proficiência de inglês. Fundado e gerido por educadores, e com um forte DNA de desenvolvimento de professores e gestores da educação, a empresa passou a oferecer formação inicial e continuada de docentes e lideranças educacionais, tornando-se referência com seus cursos nas áreas de educação bilíngue, neurociência e ensino de língua. Encarando a educação como uma ciência em constante mutação, o São Paulo Open Centre tem como missão “manter o aprendizado em movimento”.

18. Qual o investimento? E a forma de pagamento?

18 parcelas de R$467,73

19. Como é a avaliação final de curso?

É uma monografia desenvolvida individualmente a partir do quinto semestre cursado pelo aluno, em que haverá a disciplina presencial de orientação e elaboração do trabalho de conclusão, que será apresentado em data definida ao longo da disciplina de orientação.

20. Quando é o início do curso?

Fevereiro de 2020.

21. A quem devo perguntar se tiver dúvidas sobre pagamentos, frequência, documentação, notas?

À secretaria do Centro Universitário Sumaré.

22. A quem devo perguntar se tiver dúvidas específicas sobre a organização das disciplinas, professores, métodos de avaliação ou organização da grade curricular?

À coordenação do curso no São Paulo Open Centre.