É um evento anual criado pelo São Paulo Open Centre para difundir a Educação Internacional no Brasil.

Sua programação promoverá sempre oportunidade para reunir professores e lideranças educacionais brasileiras e do exterior para a discussão de novos conceitos, compartilhamento de experiências e de desafios que dizem respeito a Educação do Século XXI.

Sua primeira edição aconteceu em 2019 com foco no conceito da Competência Global, competência que passou a compor o exame PISA em 2018. Foi sediado no Colégio Mackenzie em São Paulo e reuniu educadores brasileiros e palestrantes dos Estados Unidos e Inglaterra.

A cada ano, será tratado um tema gerador que direcionará as discussões dos workshops, sessões dialogadas e sessões plenárias.

Tema do Seminário

RoadMap to intercultural and Bilingual Education

A Educação Bilíngue no Brasil é um movimento recente e ainda sem uma legislação que dê parâmetros para seu funcionamento e muito pouca pesquisa para avaliar seu impacto.

Em paralelo no mundo, considerando já as experiências no século XXI, há muitos dados de pesquisas que sugerem que a Educação Bilíngue é efetiva e vantajosa para todos os estudantes.

Existem formas diversas de educação bilíngue em países como o Canadá, Estônia, Colômbia, Estados Unidos, Pais de Gales, Holanda e outros.

  • Quais são as experiências desses países nas quais podemos nos inspirar?
  • Quais são as perspectivas da Educação Bilíngue no Brasil ?
  • Qual o conceito de bilinguismo apropriado para o nosso país, considerando as suas singularidades?
  • Como implantar e manter uma “Dual language school”?
  • Como desenvolver a interculturalidade em nossos programas ?
  • O que conhecemos da atividade cerebral ? Todas as pessoas usam a mesma área do cérebro para falar diferentes línguas ?
  • Segundo pesquisadores multilíngues já são a maioria da população mundial. Mas serão eles bileterados

Temos um importante processo para desenvolver, com tensões, acertos, ampliação de oportunidades de aprendizagem para todos, alunos, professores, lideranças e famílias. Vivemos um pais com muitas línguas: indígenas, de fronteiras, dos novos fluxos migratórios e grandes desafios para atrair, reter e formar novos professores para navegarem nessa que é a nossa complexa, intrigante sociedade atual.

Teremos 2 dias com especialistas nacionais e internacionais, representando o nosso pais, a América Latina, a Europa e o Japão. Vozes diversas, com muita sabedoria e vontade de compartilhar experiências em prol da qualidade da Educação.Palestras , workshops e sessões dialogadas comporão a programação do Global Education Seminar 2020.

O seminário acontecerá dias 5 e 6 de junho no Auditório Escola Americana , Colégio Mackenzie campus Higienópolis

Programa

Programa 5 de junho

08:00-09:15 Recepção e credenciamento
09:15-10:00 Introdução ao Seminário
10:00-11:00 Plenária 1
11:00-11:30 Coffee Break
11:30-12:30 Plenária 2
12:30-13:00 Plenária 3
13:00-14:00 Intervalo para almoço (não incluso no valor da inscrição)
14:00-15:00 Workshops e/ou sessões dialogadas
15:00-15:30 Coffee Break
15:30-16:30 Workshops e/ou sessões dialogadas
16:40-17:30 Sessão de fechamento

Obs – O programa é passível de mudanças 

Programa 6 de junho

08:00-09:15 Recepção e exibição de patrocinadores
09:15-09:30 Introdução ao 2ºdia
09:30-10:30 Plenária 4
10:30-11:00 Coffee Break
11:00-12:00 Plenária 5
12:00-13:00 Plenária 6
13:00-14:00 Intervalo para almoço (não incluso no valor da inscrição)
14:00-15:00 Workshops e/ou sessões dialogadas
15:00-15:30 Coffee Break e sessão de autógrafos
15:30-16:30 Workshops e/ou sessões dialogadas
16:40-17:30 Sessão de Fechamento

Obs – O programa é passível de mudanças 

Palestrantes

Peeter Mehisto

Autor de obras consagradas sobre CLIL e Educação Bilíngue, Mehisto apoiou o desenvolvimento e gerenciamento de programas de educação bilíngue e trilíngue, nos níveis primário, secundário e universitário na Ásia, México e Europa. Atualmente Peeter pesquisa a história de sucesso do PISA da Estônia. Ele também faz parte do grupo de trabalho da OCDE sobre a iniciativa global Education and Skills 2030.

Livros Publicados

Tracey Tokuhama-Espinosa

É autora de oito livros sobre a ciência da mente, cérebro e educação, além de dezenas de artigos relacionados a esse campo nascente. Seus trabalhos mais recentes são Neuromyths (2018) e Os Cinco Pilares da Mente (2019). Atualmente, ela conduz pesquisas educacionais com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais do Equador (FLACSO) em Quito. Ela é ex-membro do painel de especialistas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para redefinir o novo conhecimento pedagógico dos professores devido às contribuições da tecnologia e da neurociência.

Livros Publicados

Curtis Kelly

Professor, palestrante e escritor é professor de inglês na Universidade de Kansai, no Japão. Ele passou a maior parte de sua vida desenvolvendo métodos e materiais centrados no aluno para alunos de inglês, especialmente aqueles com baixa confiança, baixa capacidade e baixa motivação. Ele acredita que os alunos devem ser atraídos para o estudo do inglês em vez de incentivados. Ele fez mais de 330 apresentações e escreveu 29 livros, incluindo Habilidades Ativas para Comunicação (Cengage), Writing from Within (Cambridge) e Rabiscos Significativos. É um dos fundadores das conferências da FAB, a JALT BRAIN SIG, e produtor do Mind BrainEd Think Tanks, uma revista que conecta a ciência do cérebro ao ensino de idiomas.

Livros Publicados

Selma Moura

Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Pedagoga e especialista em Linguagens das Artes pela USP. Tem experiência na área de Educação como professora, coordenadora e diretora, com ênfase em educação bilíngue, ensino e aprendizagem de línguas, desenvolvimento de currículo e formação de professores. Atualmente interessa-se pela educação de crianças de origem imigrante em contextos de crescente diversidade no Brasil, por etnografia da linguagem, sociolinguística e letramentos multilíngues. Faz parte do corpo docente do Instituto Singularidades e do Instituto Superior de Educação de Ivoti, atuando na pós-graduação em Educação Bilíngue. É autora de artigos e co-autora de livros na área de educação bilíngue e linguagens das artes. Faz parte do BRAZ-TESOL Bilingualism SIG e é a editora deste blog.

Mirela Ramacciotti

Formada em Direito pela USP; licenciada em inglês pela Universidade Mackenzie; habilitada em tradução pela Associação Alumni; pós-graduada em Linguística Aplicada pela Universidade de Birmingham e em Neurociências e Psicologia Aplicada pela Universidade Mackenzie e com curso de extensão em Mind, Brain and Education pela Harvard Extension School of Education. Mestre em Educação Interdisciplinar pela Johns Hopkins University e Doutoranda em Neurociências na USP.

Com uma atuação de mais de 28 anos em escolas de inglês como língua estrangeira; coordenou equipes, dirigiu escola, treinou professores e elaborou materiais para o ensino de inglês além de ser examinadora oral dos exames Cambridge English credenciada pelo São Paulo Open Centre.

Atualmente presta consultoria educacional e divulga a ciência da Mente, Cérebro e Educação pelo site www.neuroeducamente.com.br

Livros Publicados

Ivan Siqueira

Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Doutor em Letras (FFLCH/USP), é professor na Escola de Comunicações e Artes da USP onde leciona “English for academic purposes” e “English Language”. Atuou por 10 anos como professor na educação básica pública e privada em São Paulo. Foi professor visitante na Kyoto University for Foreign Studies (Japão).

Áreas de pesquisa e atuação:  Língua Inglesa, Artes, Educação e Computação.

Workshops e Sessões Dialogadas

1-High-impact teaching and learning strategies: Comparing one’s own beliefs about teaching and learning with research evidence

2- Leading a dual language school

Peeter Mehisto lançou ideias e facilitou a cooperação entre instituições para o lançamento de novos programas públicos diferenciados. Em particular, apoiou o desenvolvimento e gerenciamento de programas de educação bilíngue, nos níveis primário, secundário e / ou universitário na Ásia, México e Europa, inclusive na Estônia. Atualmente, Peeter pesquisa a história de sucesso do PISA da Estônia. Ele também faz parte do grupo de trabalho da OCDE sobre a iniciativa global Education and Skills 2030. Peeter Mehisto ganhou vários prêmios por seu trabalho. Seus livros, foram dirigidos a professores, administradores de escolas, autoridades regionais e nacionais, bem como à comunidade de pesquisadores.

Desenvolvimento da Competência Global e a Construção de um Curriculum Multicultural

Cláudia Colla de Amorim é Mestre em Educação pela University of Oklahoma e Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela FFLCH/USP. Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela PUC/SP. Especialista em Tecnologias na Aprendizagem pelo SENAC/SP, e em E-learning e formação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É co-autora de diversos livros didáticos para o Ensino de Língua Inglesa. Com atuação de mais de trinta anos no ensino de língua inglesa como professora e coordenadora, atualmente é Diretora Pedagógica dos cursos opcionais de inglês da Escola Móbile em São Paulo. Suas áreas de interesse são: ensino e aprendizagem de línguas, formação e desenvolvimento de professores, uso de tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar, educação multicultural, e raça e etnia em espaços educacionais.

Avaliação em contextos bilíngues

Selma Moura mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Pedagoga e especialista em Linguagens das Artes pela USP. Tem experiência na área de Educação como professora, coordenadora e diretora, com ênfase em educação bilíngue, ensino e aprendizagem de línguas, desenvolvimento de currículo e formação de professores. Atualmente interessa-se pela educação de crianças de origem imigrante em contextos de crescente diversidade no Brasil, por etnografia da linguagem, sociolinguística e letramentos multilíngues. Faz parte do corpo docente do Instituto Singularidades e do Instituto Superior de Educação de Ivoti, atuando na pós-graduação em Educação Bilíngue. É autora de artigos e co-autora de livros na área de educação bilíngue e linguagens das artes. Faz parte do BRAZ-TESOL Bilingualism SIG e é a editora deste blog.

Inscrições

  • “Early Bird”- R$690,00 (De 15 de fevereiro a 30 de abril) no cartão de crédito em até 5 vezes ou transferência bancária.
  • Inscrição padrão – R$760,00 (De 01 de maio a 01 de junho) no cartão de crédito em até 4 vezes ou transferência bancária.
  • Inscrição grupo – O grupo se configurará com 3 ou mais integrantes de uma mesma instituição, sendo o pagamento feito por um único CNPJ e terá 5% de desconto. Para tanto, um representante da instituição deverá entrar em contato com a nossa central pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 11-5683 2683 (das 8h às 18h de 2ª a 6ªfeira) para programar o pagamento ( cartão, boleto e/ou transferência bancária).

OBSERVAÇÕES

  • A inscrição dá direito a participação em todas as plenárias e a 4 workshops e/ou sessões dialogadas. As inscrições para estas sessões serão feitas de 4 a 29 de maio em consulta que enviaremos por e-mail aos inscritos.
  • Não está incluso no valor da inscrição, o valor de almoço, nem de estacionamento.

Hospedagem 

São Paulo Open Centre em parceria com a Elemento Turismo oferece logística de viagem para o Global Education Seminar 2020.

Você pode solicitar toda a logística de sua viagem para participar do nosso evento conforme sua necessidade.

Produtos:

Passagens Aéreas

Hospedagem em São Paulo

Locação de carro

Transfer privativo

Seguro de viagem

Consultas e Reservas (via e-mail):

Arthur Couto

[email protected]

Av. Das Nações Unidas, 18.801, Cj 314, Novamérica Office Park, São Paulo – SP

www.elementoturismo.com.br – (11) 5181-4515

Localização do Seminário

Auditório Escola Americana , Colégio Mackenzie campus Higienópolis

R. Itambé, 145 – Higienópolis, São Paulo – SP, 01239-001

Patrocinadores e Expositores