Descrição
Duração: 16 Semanas
Carga horária: 72 horas
Atividades síncronas e assíncronas
100% online
Educação Infantil Bilíngue
A educação infantil é tão importante para a formação do ser humano quanto o alicerce é para a construção de uma casa. As oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem proporcionadas às crianças pequenas têm enorme peso em todos os anos seguintes de sua vida. Ao pensar em educação bilíngue, estes são anos preciosos para a aquisição de línguas e linguagens que serão a base dos aprendizados que seguirão no ensino fundamental e por toda a vida.
Vemos que o crescimento da educação bilíngue no Brasil tem se concentrado, principalmente, nos anos que compreendem a educação infantil. Os profissionais atuantes nestas escolas nem sempre tiveram a oportunidade de aprender sobre o bilinguismo e a educação bilíngue em sua formação inicial, e este curso busca contribuir na construção de conhecimentos teórico-práticos para os profissionais que atuam nestes anos escolares.
Público alvo
Este curso interessa a professores, assistentes, coordenadores e gestores em escolas bilíngues ou que pretendam tornar-se bilíngues.
Requisitos necessários para os participantes
- Domínio de inglês e português para leitura acadêmica (nível B1 de inglês, de acordo com o CEFR)
- Acesso à internet de banda larga para as aulas síncronas e assíncronas
- Câmera, fone de ouvido e microfone
- Uma conta Gmail e acesso ao zoom.us
- Disponibilidade de tempo para leitura dos textos e participação nas atividades
Objetivos do Curso
Este curso discute o conceito de infância a partir de uma perspectiva plurilíngue e pluricultural. Retoma as características de desenvolvimento infantil, especialmente em relação à aquisição da linguagem, e educa o olhar dos participantes para tornar-se mais sensíveis às linguagens expressivas da criança e como essas linguagens apoiam e se entrelaçam com a aquisição das línguas. Instrumentaliza os participantes para desenhar uma educação infantil bilíngue de qualidade, que respeite as características de desenvolvimento das crianças e suas potencialidades infinitas.
Formato
- Curso on line com atividades síncronas e assíncronas
Duração
- 16 semanas (4 meses) – aulas síncronas das 9h às 10h30
- Previsão: 1º semestre de 2021. Preencha a lista de interesse para receber atualizações sobre próximas datas.
- 72 horas: 24 horas síncronas e 48 horas assíncronas (média de 3h de dedicação por semana com atividades de aprendizado por meio de recursos audiovisuais, leitura de textos e realização de atividades)
Professora e Tutora
Selma Moura
Pedagoga e Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e especialista em Linguagens das Artes pela mesma universidade. Tem atuado como diretora, consultora, coordenadora e professora em escolas bilíngues e internacionais, bem como em formação de professores em diversos cursos de pós-graduação em educação bilíngue. E autora de artigos e co-autora de livros sobre educação bilíngue e editora do blog www.educacaobilingue.com.
Valor do investimento:
- R$ 1.600,00 para pagamento à vista ou parcelado em até 4 vezes no cartão de crédito sem juros (4X R$400,00)
Política de Descontos**
- 5% de desconto para pagamento à vista
- 10% de desconto para colaboradores do São Paulo Open Centre
- 10% de desconto para colaboradores de instituições parceiras do São Paulo Open Centre
- 10% de desconto para ex-alunos do São Paulo Open Centre
- 10% de desconto para associados ativos da BRAZ-TESOL e da APLIESP
- 10% de desconto para professores da rede pública
** Descontos não cumulativos
# | Conteúdo |
---|---|
1 | Epistemologia da infância e seu desenvolvimento |
2 | Bilinguismo precoce e educação infantil bilíngue |
3 | Desenvolvimento da linguagem e aquisição bilíngue precoce |
4 | A participação em uma sociedade letrada e plurilíngue: fundamentos para o biletramento |
5 | Uma visão holística de avaliação para a educação infantil bilíngue |
6 | Tempo didático e o planejamento: tempos e espaços para a educação infantil bilíngue |
7 | Vivências e experiências de aprendizagem para desenvolver línguas e linguagens na infância |
8 | Recursos didáticos para uma educação infantil bilíngue |
9 | Parceria escola-família para enriquecimento dos repertórios |