Descrição
Data do curso:
24 de setembro, sábado, das 9h às 16h
Modalidade: Presencial no São Paulo Open Centre
Valor: R$250,00
Docente: Danielle Toledo Pereira
Planejar aulas é uma das atividades primordiais do professor: desenha atividades e avaliações, adianta-se a possíveis problemas e soluções e organiza o conteúdo e o espaço escolar. No entanto, com a BNCC e o foco que se tem dado às competências e habilidades, faz-se necessário repensar a forma de planejar. O Planejamento Reverso (backward design), desenvolvido pelos autores Wiggins & McTighe (2005, 2019), propõe uma inversão com três etapas que atendem esse foco: começa-se pelo fim, estabelecendo-se os resultados que os alunos devem alcançar; determina-se quais serão as avaliações para identificar se os resultados foram atingidos; por fim, são preparadas as experiências de aprendizagem que mais se adaptam à realidade de cada educador. A avaliação no contexto educacional atual, com aprendizagens ativas e centradas no aluno, deve ser analisada e revista. Público-alvo Educadores, professores de todas as áreas do conhecimento, estudantes de cursos de licenciatura, coordenadores e gestores de todos os segmentos.
Objetivos do curso:
O curso tem como finalidade a reflexão do educador sobre o planejamento de aulas por meio do Planejamento Reverso e a avaliação. Ao final, espera-se que o participante identifique os estágios e características do Planejamento Reverso, reflita sobre a preparação de aulas utilizando-o e desenvolva um planejamento de aula, unidade ou curso com os elementos estudados.
Conteúdos
➔ A importância do ato de planejar aulas
➔ Metodologias Ativas
– Características das Metodologias Ativas
– O planejamento de aulas com Metodologias Ativas
– O papel do professor e do aluno
– A personificação do ensino
➔ O Planejamento Reverso
– Os objetivos de aprendizagem
– Taxonomia de Bloom
– A avaliação
– Rubricas
– Rotinas de Pensamento
– Avaliação por pares
– O desenvolvimento das experiências de aprendizagem
➔ O planejamento de uma aula com a estrutura do Planejamento Reverso
Observação
Venha com algum material que queira trabalhar o planejamento de sua aula, unidade ou curso.
Público alvo
- Educadores, professores de todas as áreas do conhecimento, estudantes de cursos de licenciatura, coordenadores e gestores de todos os segmentos.
Carga horária: 5 horas

Tutora do curso
Danielle Toledo Pereira é Mestre em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem (PUC-SP), Especialista em Metodologias Ativas e Práticas Inovadoras (Instituto Singularidades) e Especialista em Língua Inglesa e Espanhola. Atualmente, é aluna dos cursos de Aprendizagem Visível (Pensamento Visível – Rotinas de Pensamento – e Documentação Pedagógica) do Project Zero, da Faculdade de Educação de Harvard. Leciona para EFII, EM e Ensino Superior e tem experiência como coordenadora da área de Linguagens. É autora de material sobre práticas inovadoras para o Senac – EaD e de curso para a Nova Escola. Trabalha com formação de professores com foco em Metodologias Ativas, Storytelling e Aprendizagem Visível.