Planejamento Reverso e Avaliação

Planejamento Reverso e Avaliação

R$ 250,00

Parcelamento PagSeguro

1x de R$ 250,00
*sem juros
3x de R$ 83,33
*sem juros
5x de R$ 54,58
com juros
7x de R$ 40,12
com juros
9x de R$ 32,10
com juros
11x de R$ 27,01
com juros
2x de R$ 125,00
*sem juros
4x de R$ 62,50
*sem juros
6x de R$ 46,14
com juros
8x de R$ 35,60
com juros
10x de R$ 29,30
com juros
12x de R$ 25,11
com juros
Categoria:

Descrição

Data do curso:

 24 de setembro, sábado, das 9h às 16h

Modalidade: Presencial no São Paulo Open Centre

Valor: R$250,00

Docente: Danielle Toledo Pereira

Planejar aulas é uma das atividades primordiais do professor: desenha atividades e avaliações, adianta-se a possíveis problemas e soluções e organiza o conteúdo e o espaço escolar. No entanto, com a BNCC e o foco que se tem dado às competências e habilidades, faz-se necessário repensar a forma de planejar. O Planejamento Reverso (backward design), desenvolvido pelos autores Wiggins & McTighe (2005, 2019), propõe uma inversão com três etapas que atendem esse foco: começa-se pelo fim, estabelecendo-se os resultados que os alunos devem alcançar; determina-se quais serão as avaliações para identificar se os resultados foram atingidos; por fim, são preparadas as experiências de aprendizagem que mais se adaptam à realidade de cada educador. A avaliação no contexto educacional atual, com aprendizagens ativas e centradas no aluno, deve ser analisada e revista. Público-alvo Educadores, professores de todas as áreas do conhecimento, estudantes de cursos de licenciatura, coordenadores e gestores de todos os segmentos.

 

Objetivos do curso:

O curso tem como finalidade a reflexão do educador sobre o planejamento de aulas por meio do Planejamento Reverso e a avaliação. Ao final, espera-se que o participante identifique os estágios e características do Planejamento Reverso, reflita sobre a preparação de aulas utilizando-o e desenvolva um planejamento de aula, unidade ou curso com os elementos estudados.

 

Conteúdos

A importância do ato de planejar aulas

Metodologias Ativas

– Características das Metodologias Ativas

– O planejamento de aulas com Metodologias Ativas

– O papel do professor e do aluno

– A personificação do ensino

O Planejamento Reverso

– Os objetivos de aprendizagem

– Taxonomia de Bloom

– A avaliação

– Rubricas

– Rotinas de Pensamento

– Avaliação por pares

– O desenvolvimento das experiências de aprendizagem

O planejamento de uma aula com a estrutura do Planejamento Reverso

 

Observação

Venha com algum material que queira trabalhar o planejamento de sua aula, unidade ou curso.

 

Público alvo

  • Educadores, professores de todas as áreas do conhecimento, estudantes de cursos de licenciatura, coordenadores e gestores de todos os segmentos.

Carga horária: 5 horas

Tutora do curso

Danielle Toledo Pereira é Mestre em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem (PUC-SP), Especialista em Metodologias Ativas e Práticas Inovadoras (Instituto Singularidades) e Especialista em Língua Inglesa e Espanhola. Atualmente, é aluna dos cursos de Aprendizagem Visível (Pensamento Visível – Rotinas de Pensamento – e Documentação Pedagógica) do Project Zero, da Faculdade de Educação de Harvard. Leciona para EFII, EM e Ensino Superior e tem experiência como coordenadora da área de Linguagens. É autora de material sobre práticas inovadoras para o Senac – EaD e de curso para a Nova Escola. Trabalha com formação de professores com foco em Metodologias Ativas, Storytelling e Aprendizagem Visível.

CELTA - Inscrição