Qual a frequência do questionamento dos alunos sobre a razão de lerem algo que não conseguem acompanhar? Você às vezes sente empatia pelas reações de seus alunos à leitura extraclasse? Como você lida com preparar atividades para uma das habilidades mais desafiadoras e, ainda assim, extremamente compensadora? Estes encontros visam tornar a compreensão de leitura e todas as ações relacionadas a ela mais prazerosas tanto para os alunos como para os professores, considerando que são as personagens principais deste enredo.
Montaremos portfólios que demonstrem e avaliem nosso próprio desempenho como designers de curso e de atividades, desenvolvendo nosso senso crítico e tornando nossos processos de ensino-aprendizagem mais visíveis.
OBJETIVOS
- Sensibilizar o professor para a reação de seus alunos frente a leitura de paradidáticos
- Refletir sobre a preparação de atividades ligadas a leitura
- Estimular ideias e estratégias que gerem prazer com o ato de ler
- Instrumentalizar para a construção de portfólios e cursos
- Tornar visíveis processos internos da compreensão leitora
DOCENTE
Monica Camargo – bacharelado/ licenciatura em inglês e português, mestrado e doutorado em literatura de língua inglesa pela USP; especializações em tradução, psicopedagogia, coordenação pedagógica e gestão escolar; examinadora oral de Cambridge English Language Assessment, Departamento de Exames da Universidade de Cambridge e coordenadora do departamento de inglês do Colégio Santo Américo.
CONTEÚDOS
- Paradidáticos para quê? Apresentação da ideia de portfólios.
- Escolha de paradidáticos
- Objetivos da leitura de paradidáticos
- Elaboração de atividades de mediação de leitura
- Tipos de avaliação de compreensão de leitura
- Apresentação dos portfólios elaborados ao longo do curso.
PÚBLICO ALVO
Professores de língua inglesa e/ou coordenadores pedagógicos
4h de curso – Data: 16 de fevereiro – 1,15,29 de março – 12,26 de abril –
Horário: 18 às 21h
Valor de investimento: R$ 1.080,00
Para grupos instituições de ensino ou outras associações: consulte-nos: [email protected]
Data limite para inscrição: 10 dias antes do início do curso
Sujeito à formação de turma.