roda está associada à perfeição sugerida pelo círculo, mas com alguma valência de imperfeição, pois refere-se a algo que ainda não está estabelecido, refere-se ao devir cíclico, a algo em continuidade e que está sujeito a contingências. O simbolismo da roda está bastante associado ao seu movimento e à sua disposição radial, remetendo também ao espiral. Nessa medida, a roda representa o mundo, que é como uma roda dentro de uma roda, ou uma esfera dentro de uma esfera. ” (https://www.dicionariodesimbolos.com.br/roda/)

Roda de conversa no São Paulo Open Centre pretende ser um espaço aberto de reflexão sobre temas que estão na agenda da educação e que impactam no fazer cotidiano da nossa sala de aula. Espaço de troca, de reflexão coletiva e lugar para novos insights!

Valor do investimento = R$85 (cada encontro)

Condição especial para participação nos 4 encontros: R$275,00

05 de abril:
Como o novo Ensino Médio e a BNCC impactarão a rotina escolar? prof. Eduardo Francini
Das 19h às 22h

Justificativa: Em 2014, o Plano Nacional da Educação (PNE), em sua meta 3.1, propõe “Institucionalizar programa nacional de renovação do ensino médio, a fim de incentivar práticas pedagógicas com abordagens interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática, por meio de currículos escolares que organizem, de maneira flexível e diversificada, conteúdos obrigatórios e eletivos articulados”. Em 2016, a Medida Provisória foi aprovada pela Câmara Federal e atualmente se encontra no Senado. Em paralelo, uma base curricular nacional está sendo desenhada com o objetivo de “definir os conhecimentos e habilidades essenciais para todos os estudantes, ano a ano, durante sua trajetória na Educação Básica”. Ainda no primeiro semestre de 2017, a terceira versão revisada deve ser lançada para consulta popular. E, por falar em consulta popular, um questionário sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi apresentado à população agora em janeiro para que cada um possa opinar sobre, por exemplo, o formato do exame, os meios e os dias de aplicação.

Ufa!! Com tanta coisa acontecendo, ficamos imersos nas rotinas das nossas escolas e expostos a notícias e opiniões, sem que tenhamos um tempo para entender as propostas de mudanças. Quais as definições desses documentos, seus marcos teóricos? Como suas implantações podem afetar o cotidiano escolar? Quais são os mitos e verdades? Como pensar em currículo (s) nesse cenário? Onde você e sua instituição se encaixam em tudo isso?

Professores


eduardo-fotoEduardo Francini
Graduado em Letras e Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL – UNICAMP) e graduando em pedagogia. É diretor assistente no CLQ – Colégio Luiz de Queiroz (Piracicaba-SP). Professor e consultor pedagógico; examinador oral de Cambridge English Language Assessment, Departamento de Exames da Universidade de Cambridge; foi coordenador e assessor do programa de dupla certificação no Brasil (Texas Tech University e University of Missouri High School).

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