Conectando pessoas, inspirando mudanças e educando para a paz13 a 17 de janeiro de 2025

Prepare-se para uma imersão transformadora no universo da Educação!

De 13 a 17 de Janeiro de 2025, mergulhe em uma semana de aprendizado intensivo e inspirador, com cursos online ministrados por especialistas renomados, focados em potencializar sua prática pedagógica e construir um futuro mais inclusivo para a educação.

Por um valor único, você terá acesso a todos os cursos da semana, com temas relevantes e atuais.

Inscreva-se agora por apenas R$199,00 e garanta sua vaga nesta jornada de aprendizado e impacto!

14 de janeiro

14h00 às 17h00

Workshop Abstract & Objectives:

Teachers face the challenge of equipping students with essential skills: the ability to adapt to our fast-paced world while maintaining an efficient and respectful learning process. Additionally, to foster affection, attachment and connection as integral components of this journey.

Understanding child development – cognitively, emotionally, physically, psychologically, socially and linguistically – alongside the important role of the teachers throughout this journey, empowers them to rise to the challenge.

Ultimately, the aim of this workshop is to raise awareness about child development, emphasising its significance for informed decision-making in the young learner classroom.

I’m a Brazilian ELT Mentor & Consultant, Young Learner (YL) Specialist, English Language Teacher & Teacher Educator based in Curitiba. I’ve been an EFL teacher for 25 years and a Teacher Educator for 10. I’m also a CELTA, ICELT, CPE, TKT: Modules 1, 2, 3, TKT:Young Learner & Train the Trainer holder. I’m a speaking examiner for international exams and I have experience as an Academic Coordinator as well.

I hold a B.A. in Portuguese-English Languages & Literatures from PUC-PR, a Specialisation Course in Modern Foreign Languages Teaching & Culture from UFPR, a Master’s Degree in Applied Linguistics (with a focus on Phonology-Suprasegmental Features) from UFPR, and a Certification in Teaching Young Learners from NILE (Norwich Institute for Language Education).

Nowadays, my main research interests lie in areas involving Teaching YLs, More respectful Approaches and Methods of Teaching YLs & Teens, Professional Development, Teacher Training, Teacher Education, International Exams, Gender Equity & Equality, Feminisms, a more inclusive & feminist education, Paulo Freire’s & bell hooks’ research.

I currently work as an independent professional, and I see education and knowledge as a means of freedom and inclusion.

 

15 de janeiro

09:00h às 11:30h

É amplamente reconhecido o desafio que a implementação da educação inclusiva representa no cenário atual do Brasil. Nesse contexto, este encontro tem como propósito desmistificar uma prática frequentemente vista como inalcançável, mesmo em instituições de ensino renomadas do país. Após uma breve explanação sobre o contexto histórico e político, nossa atenção se voltará para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual, destacando suas características comuns e distintivas. Dentro desse âmbito, neste encontro exploraremos exemplos de boas práticas inclusivas, enfatizando a importância da participação das famílias e dos educadores nesse processo, bem como a detecção precoce de transtornos do desenvolvimento no ambiente escolar. Este encontro será conduzido na língua portuguesa e visa promover uma discussão enriquecedora e acessível sobre a educação inclusiva no Brasil. 

Pós-graduanda em Educação Inclusiva Baseada em Evidência para Autismo e Deficiência Intelectual pelo CBI of Miami, Especialista em Educação bilíngue( Anhembi-Morumbi) e em Língua Inglesa (UNIBERO). Licenciada em Pedagogia (UNIP-SP) e em Letras, Português e Inglês e Bacharela em Letras, Tradutor-Intérprete (UNIBERO). Atualmente, leciona inglês para alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e é mãe de dois filhos: Lucas de 9 anos (neuroatípico)  e Rafaela de 3 anos (neurotípica). 

16 de janeiro

09:00h às 12:00h 

O papel da avaliação como ferramenta de aprendizagem (Hong Meng Tai et all, 2023) não é um conceito amplamente difundido e, avaliar muitas vezes é visto meramente como aplicação de provas para verificação do conteúdo aprendido. Neste workshop iremos discutir o papel da avaliação como ferramenta de aprendizagem. Para isso teremos os seguintes objetivos: 

– Definir letramento em avaliação
– Revisitar e discutir princípios que norteiam o processo avaliativo
– Entender o uso somativo e formativo dos instrumentos de avaliação
– Refletir sobre os princípios de fairness e justice e como eles podem contribuir para uma avaliação em sala de aula justa e inclusiva 

Head of Teaching, Learning & Assessment do São Paulo Open Centre, possui experiência em implementação de programa bilíngue, formação inicial e acompanhamento mensal de professores e toda a jornada do cliente. Formado em Física e com Mestrado em Tecnologia Nuclear, descobriu sua verdadeira vocação como professor de Inglês. Dedica-se à área de ensino há 20 anos. Possui qualificações internacionais como CELTA, ICELT, Cambridge Train the Trainer, C2 – Proficiency e Delta– Módulo 2. É mentor da qualificação em desenvolvimento profissional de Cambridge Assessment International Education em ensino bilíngue (PDQ Certificate in Teaching Bilingual Learners), Programme Leader das qualificações em desenvolvimento profissional de Cambridge Assessment International Education em Ensino e aprendizagem (PDQ Certificate in Teaching and Learning) e Prática Docente (PDQ Certificate in Classroom Practice). Além disso é tutor líder da certificação internacional Level 6 de Trinity College CertPT (Certificate for Practicing Teachers) focada no desenvolvimento de formadores de professores e está em processo de formação para se tornar Tutor da qualificação para professores CELTA de Cambridge English.

17 de janeiro

10h00 às 13h00

Diante da crescente demanda por uma educação que prepare os estudantes para enfrentar desafios globais, é crucial que as instituições de ensino e seus educadores integrem os ODSs aos currículos. Alinhar os objetivos de aprendizagem aos ODSs não só enriquece o conteúdo pedagógico, mas também promove uma educação cidadã, comprometida com a construção de um futuro sustentável e inclusivo. Para alcançar isso, é fundamental que os educadores se apropriem dos conceitos-chave e incorporem as metas globais ao processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação mais holística e consciente. Assim, os objetivos deste workshop são: 

– Descrever os 17 ODSs da UNESCO e determinar sua relevância para a educação contemporânea.
– Analisar e avaliar objetivos de aprendizagem integrados às ODSs em diferentes segmentos da escolarização.
– Conhecer e explorar ferramentas e técnicas para a implementação e avaliação do alinhamento dos ODSs nos processos educacionais.
– Compartilhar experiências e identificar possibilidades de aplicação em contextos educacionais específicos.

Líder de Programa de Desenvolvimento Profissional Cambridge International School em ensino e aprendizagem em contextos bilíngues e mentora do programa em práticas pedagógicas, possui sólida experiência em design e implementação de programas e currículos bilíngues para diversos segmentos escolares, envolvendo criação e curadoria de materiais didáticos, projetos interdisciplinares, avaliação de cursos, formação de professores e docência da língua inglesa e suas literaturas. Formada pela Universidade de São Paulo, com certificações internacionais de prestígio como Cambridge English, Oxford e International House World Organization.