O São Paulo Open Centre acredita que avaliação deve ser integrada ao processo ensino-aprendizagem. Por isso, temos o comprometimento de além de levar certificações internacionais de língua que sejam reconhecidas por sua credibilidade, confiabilidade e validade, promover o letramento em avaliação para que os resultados das certificações agreguem como recurso formativo na jornada de aprendizagem dos alunos. Convidamos a todos para uma semana de discussões, reflexões e momentos de trocas.
Quando: 18 a 21 de agosto de 2025
Horário: 17h45 às 19h30
Evento online
Inscrição: R$75,00
Boleto, PIX, Cartão
Agenda
18/08 | 19/08 | 20/08 | 21/08 | |
---|---|---|---|---|
17:45 – 18:45 | Letramento em avaliação e o impacto na aprendizagem de uma língua adicional
Gladys Quevedo-Camargo | Inclusive Language Assessment
Judit Kormos | Beyond the Algorithm: AI’s Role in ELL Testing and Education
Alejandro Gil | Perspectivas e práticas do feedback orientado para a aprendizagem
Isadora Moraes |
18:45 – 19:30 | TBC British Council | Avaliar com Equidade: O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como Ferramenta para uma Educação Inclusiva
Taíla Giminez | TBC Pearson | TBC |
Alejandro Gil holds a M.S. in Education with Teacher Leadership specialization, has been an academic for over 15 years as full-time teacher, English coordinator, and higher education programmes director in different private institutions in Mexico. He worked as Regional Academic Manager for ACT Education Solutions, training teachers in competences under the Global Assessment Certificate programme. During 4 years as Head of Exams Business Development at the British Council Mexico, he developed and delivered the integrated cross-portfolio Business Development and Sales strategy in Mexico and the Caribbean cluster. Currently as Assessment and Certifications Manager at Pearson Education, Alejandro is responsible for the sales strategy, consultancy and positioning of the assessment portfolio for the world’s leading learning company in Mexico.
Gladys Quevedo-Camargo Possui graduação em Língua e Literaturas Inglesas com bacharelado em Tradução pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizou dois estágios de pós-doutoramento na área de avaliação de línguas no Instituto de Estudos da Linguagem na Universidade de Campinas (UNICAMP). É professora associada e diretora do Instituto de Letras da Universidade de Brasília. Está vinculada ao Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução e atua nos Programas de Pós-graduação em Linguística e em Linguística Aplicada. É membro da International Language Testing Association (ILTA), membro-fundadora e vice-presidente da Latin American Association for Language Testing and Assessment (LAALTA), e também membro do Assessment Special Interest Group do BRAZ-TESOL. É líder do Grupo de estudos e pesquisas sobre letramento em avaliação de línguas – GEP-LALIS/CNPq.
Judit Kormos is a Professor in Second Language Acquisition in Department of English Language and Linguistics at Lancaster University. She was a key partner in the award-winning DysTEFL project sponsored by the European Commission and is a lead educator in the Dyslexia and Foreign Language Teaching massive open online learning course offered by FutureLearn. She is the co-author of the book Teaching Languages to Students with Specific Learning Differences with Anne Margaret Smith. She has published widely on the effect of dyslexia on learning additional languages, including a book entitled ‘The second language learning processes of students with specific learning difficulties’. She is the author of multiple research papers that investigate the role of cognitive factors in second language acquisition.
Isadora Moraes é professora Adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição na qual trabalhou como professora colaboradora, no curso de Letras Inglês, por dois anos. É Mestra em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Letras Inglês pela UEL. É colaboradora do Assessment Special Interest Group do BRAZ-TESOL, membro da Latin American Association for Language Testing and Assessment (LAALTA) e da International Language Testing Association (ILTA). Tem experiência no ensino de inglês em contextos variados e com diferentes faixas etárias. Suas principais áreas de interesse são ensino de inglês, formação de professores de inglês e letramento(s) em avaliação em contexto(s) de línguas.
Taíla Gimenez é uma educadora experiente e apaixonada, com mais de 20 anos de atuação. Iniciou sua trajetória como professora de inglês e, desde então, vem contribuindo de forma significativa para a educação bilíngue por meio da criação de projetos inclusivos e interdisciplinares. Atualmente lidera o Conselho Consultivo da BRAZ-TESOL e atua no Learning Support Department de uma escola internacional, onde segue enxergando o ensino como vocação e missão. Comprometida com a equidade e a sustentabilidade, acredita no poder transformador da educação para construir um futuro melhor e mais justo. Taíla também é palestrante e tem participado de eventos no Brasil e no exterior, compartilhando suas experiências e reflexões sobre educação inclusiva. Seus estudos contínuos na área fortalecem ainda mais sua prática, tornando-a uma voz respeitada na promoção de abordagens educacionais inovadoras, sensíveis e transformadoras em diferentes contextos de aprendizagem.