QUAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO INTERNACIONAL NA HUMANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DO CIDADÃO GLOBAL?
Em um mundo cada vez mais interconectado, a educação internacional emerge como uma ferramenta poderosa na formação de cidadãos globais conscientes e comprometidos com a construção de sociedades mais justas e humanas. Neste evento, propomos um espaço de reflexão e diálogo sobre o papel fundamental que a educação desempenha na promoção da humanização, respeitando as diversidades culturais e sociais que caracterizam nossa realidade global.
A formação do cidadão global vai além da simples aquisição de conhecimentos acadêmicos; envolve o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, empatia, pensamento crítico, diálogo intercultural, habilidades de lidar com conflitos e a capacidade de agir de maneira ética e responsável em um contexto multicultural. A educação internacional pode ser vista como um caminho para cultivar esses valores, proporcionando experiências enriquecedoras que ampliam horizontes e promovem o entendimento entre diferentes culturas, especialmente hoje em contextos de mudanças geopolíticas e tensões sociais.
Convidamos educadores, pesquisadores, estudantes e todos aqueles interessados em discutir como podemos utilizar a educação internacional para fomentar a humanização na formação dos indivíduos. Juntos, exploraremos as reflexões e diretrizes da Educação Crítica para a Paz, a interculturalidade, a transição da Educação Básica para o Ensino Superior, a língua inglesa, o futuro das avaliações e as estratégias pedagógicas que visam preparar os estudantes para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades e no mundo.
Venha fazer parte desse debate essencial sobre o futuro da educação e o papel transformador que ela pode ter na vida dos cidadãos globais!
Palestrantes Confirmados
Lídia Mantovani
Pearson
Francesca Woodward
Cambridge University Press & Assessment
Kleber Silva
Universidade de Brasília/CNPq
Kevin Kester
Seoul National University
Alberto Costa
Cambridge University Press & Assessment
Luciane Stallivieri
Universidade Federal de Santa Catarina
César Bizetto
São Paulo Open Centre
André Nalin
Colégio Rio Branco – Campinas
Thiago Cataldi
Rede Santa Catarina
São Paulo Open Centre
Victor Fiorotti
Colégio Dante Alighieri
Pablo Faria
UNICAMP
Samantha Bernardo
Pearson
Fabrizio Rossi
Cambridge University Press & Assessment
Rafael Campos
Cambridge University Press & Assessment
Conheça os Palestrantes
Kleber Silva
Universidade de Brasília/CNPq
Kleber Aparecido da Silva é professor associado do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e do Curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, atuando na graduação, pós-graduação, extensão e inovação. Faz parte da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e é Coordenador Geral do Grupos de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL – CNPq e UnB). Seus principais campos de interesse incluem linguagens, gênero, raça e educação linguística; raça, relações internacionais e (de)colonialidades; linguagens, discurso e identidades; (multi)letramentos, políticas linguísticas/internacionais e educação crítica na formação de professores/as. É bolsista em Produtividade em Pesquisa pelo CNPq e pesquisador em Stanford University/EUA e em Wits University/África do Sul.
Lídia Mantovani
Pearson
Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade de São Paulo (USP), é mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e cursa o último ano de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Suas áreas de pesquisa são: Formação de Professores com ênfase na Formação Inicial de Professores de Inglês sob a perspectiva de Comunidade de Prática e Políticas Públicas para o direito à educação no contexto da Educação Especial. Ao longo dos seus 8 anos de experiência na Pearson, atuou na consultoria pedagógica para redes públicas e privadas, edição de materiais didáticos, treinamentos e desenvolvimento profissional. Atualmente, é especialista acadêmica de governo.
Francesca Woodward
Cambridge University Press & Assessment
Francesca Woodward tem um bacharelado em Administração de Empresas pela Staffordshire University e um Diploma de Pós-Graduação pela Manchester Metropolitan University. Ela trabalhou em diversas funções de liderança comercial em múltiplos produtos e regiões e, atualmente, é Diretora Global de Inglês na Cambridge University Press & Assessment.
Luciane Stallivieri
Universidade Federal de Santa Catarina
Internationalization Hub (IHub)
Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) e Coordenadora da Linha de Pesquisa em Internacionalização da Educação Básica e Superior; Professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm) e do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária (PPGAU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Fundadora da consultoria em internacionalização e em educação internacional – Internationalization Hub (IHub)
Kevin Kester
Seoul National University
Kevin Kester é Professor Associado de Educação Internacional Comparativa e Estudos de Paz/Desenvolvimento, além de Diretor do Laboratório de Educação, Conflito e Paz da Universidade Nacional de Seul. Seus interesses de pesquisa envolvem a sociologia e a política da educação, com foco nos campos interseccionais da educação comparativa, educação e conflito, educação para a paz e educação para a cidadania global. Ele possui um doutorado pela Universidade de Cambridge e é vencedor do A. Noam Chomsky Shining Star Research Award de 2024, do Emerald Literati Award de 2024 e do Unju Prize for Research Excellence de 2022. Seus livros mais recentes incluem The United Nations and Higher Education: Peacebuilding, Social Justice and Global Cooperation for the 21st Century (2020, Emerald Publishing) e The Common Curriculum Guide for Peace Education in Northeast Asia (2023, UNESCO-APCEIU). Mais informações sobre seu trabalho podem ser encontradas aqui: https://kevinkester.weebly.com/
César Bizetto
São Paulo Open Centre
César Augusto Bizetto possui experiência em implementação de programa bilíngue, formação inicial e continuada de professores. Formado em Física e com Mestrado em Tecnologia Nuclear, descobriu sua verdadeira vocação como professor de Inglês, área na qual atua há mais de 20 anos. Head of Teaching, Learning & Assessment no São Paulo Open Centre, atua na formação de professores e formadores de professores através das Qualificações de Cambridge English, Cambridge International e Trinity College London. Nos últimos anos tem focado seus estudos e pesquisa em avaliação de língua inglesa com foco no impacto e uso formativo dos resultados de avaliações para que o processo avaliativo seja conectado ao processo ensino-aprendizagem e promova inclusão, equidade e justiça.
Alberto Costa
Cambridge University Press & Assessment
Alberto Costa é gerente sênior de serviços de avaliação e trabalha na Cambridge há nove anos. Ele tem sólida formação em ensino de inglês e atuou como professor de inglês, formador de professores e consultor acadêmico, bem como tutor para as certificações CELTA e DELTA, ambas de Cambridge. Entre os seus principais interesses estão temas ligados à avaliação de proficiência linguística e à formação continuada de professores de inglês.
André Nalin
Colégio Rio Branco – Campinas
André L. Nalin é graduado em Letras pela UNICAMP, pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos pela ESAMC e mestre em Educação pela PUC-Campinas. Possui certificações ECPE (Michigan Language Assessment), CELT-S e Train the Trainer (Cambridge Assessment English). Com mais de 20 anos de experiência na área de ensino, trabalhou como professor em escolas de idiomas, centros binacionais e colégios regulares, além de assumir funções de coordenação de área. No Colégio Rio Branco Campinas, foi assessor de línguas, sendo responsável pela coordenação do processo de internacionalização em parceria com a Cambridge Assessment International Education. Também possui experiência como examinador de testes de proficiência. Atualmente, exerce o cargo de Vice-diretor do Colégio Rio Branco Campinas.
Thiago Cataldi
Rede Santa Catarina
São Paulo Open Centre
Com mais de 16 anos de experiência, Thiago é um dedicado educador de língua inglesa e especialista em educação internacional. Desde 2007, tem promovido a proficiência no idioma e a compreensão cultural entre diversos grupos etários e perfis profissionais. Nos últimos sete anos, Thiago tem liderado iniciativas para a internacionalização da educação básica, estabelecendo departamentos de idiomas, adaptando currículos aos padrões globais e orientando alunos que buscam oportunidades no exterior.Thiago possui certificação TESOL pela Anaheim University, certificação CELTA pela Universidade de Cambridge e certificação CertPT pela Trinity College London. Suas amplas qualificações, aliadas à sua experiência prática, permitem-lhe oferecer uma educação linguística inovadora e impactante.
Victor Fiorotti
Colégio Dante Alighieri
Victor Fernandes Fiorotti é doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Mestre em Educação – Formação de Formadores pela PUC-SP. Especialista em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel e licenciado em Pedagogia e Letras pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Grupo de Pesquisa LACE (Linguagem em Atividades no Contexto Escolar) da PUC-SP. Atua como coordenador de inglês dos Anos Finais e do Ensino Médio no Colégio Dante Alighieri.
Pablo Faria
UNICAMP
Pablo Faria é doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, onde atua como docente e pesquisador do Departamento de Linguística. É também candidato à certificação internacional como treinador de comunicação não-violenta pelo Centro para Comunicação Não-Violenta dos Estados Unidos. Nessa temática, oferece regularmente cursos de extensão ao grande público e treinamentos corporativos dentro da universidade.
Samantha Bernardo
Pearson
Samantha Bernardo é formada em Letras Inglês pela FURB e especialista em Educação Bilíngue pelo Instituto Ivoti. Com experiências internacionais em Vancouver e Nova York, atua no ensino de língua inglesa desde 2011, passando por escolas públicas, privadas e cursos de idiomas. Entre 2015 e 2021, se dedicou ao Ensino Bilíngue, atuando como professora alfabetizadora e, posteriormente, como Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente, é especialista acadêmica na Pearson Brasil, onde conduz encontros formativos para escolas de todo o Brasil.
Fabrizio Rossi
Cambridge University Press & Assessment
Fabrizio, senior country manager de Cambridge International Education, possui MBA pela FGV e atua na área de educação há 30 anos. Professor certificado ICELT, trabalhou em diversas instituições de idiomas no Brasil e foi cofundador da CELT, onde atuou como professor, planejador de cursos e formador de professores por 10 anos. Foi consultor educacional de editoras e gerente de Business Development de Cambridge English antes assumir a gerência de Cambridge International Education no Brasil.
Rafael Campos
Cambridge University Press & Assessment
Rafael é formado em comunicação social e especializado em língua e literatura Inglesa pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui um MBA em gestão da experiência do consumidor pela ESPN e iniciou sua careira como professor de inglês em 2010 no Vietnã após obter a certificação CELTA. Foi coordenador pedagógico e gestor de escolas de idiomas no Brasil. Atualmente é gerente de recursos educacionais de Cambridge International Education.
Patrocinadores
Apoio
Organização
Fátima Trindade
CEO – São Paulo Open Centre
César Bizetto
Head of Teaching, Learning & Assessment no São Paulo Open Centre