• Institucional
  • Blog
  • Portal Prep Centre
  • Contato
atendimento@saopauloopencentre.com.br
São Paulo Open Centre
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Youtube
  • Instagram
  • Início
  • Exames Internacionais
  • Cursos para Professores
    • CELTA 100% Online
    • Certificate in Classroom Practice
    • Certificate for Practising Teachers (CertPT) – Trainer Development
    • Certificate in Teaching Bilingual Learners
    • Tópicos especiais em avaliação
    • A INSPIRAÇÃO REGGIO EMÍLIA NA EDUCAÇÃO
    • Mastering Bilingual Pedagogy: Tools for the Classroom
  • Cambridge International Curriculum
  • Pesquisa
  • Menu Menu
  • Início
  • Exames Internacionais
  • Cursos para Professores
    • CELTA 100% Online
    • Certificate in Classroom Practice
    • Certificate for Practising Teachers (CertPT) – Trainer Development
    • Certificate in Teaching Bilingual Learners
    • Tópicos especiais em avaliação
    • A INSPIRAÇÃO REGGIO EMÍLIA NA EDUCAÇÃO
    • Mastering Bilingual Pedagogy: Tools for the Classroom
  • Cambridge International Curriculum

QUAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO INTERNACIONAL NA HUMANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DO CIDADÃO GLOBAL?

Em um mundo cada vez mais interconectado, a educação internacional emerge como uma ferramenta poderosa na formação de cidadãos globais conscientes e comprometidos com a construção de sociedades mais justas e humanas. Neste evento, propomos um espaço de reflexão e diálogo sobre o papel fundamental que a educação desempenha na promoção da humanização, respeitando as diversidades culturais e sociais que caracterizam nossa realidade global. 

A formação do cidadão global vai além da simples aquisição de conhecimentos acadêmicos; envolve o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, empatia, pensamento crítico, diálogo intercultural, habilidades de lidar com conflitos e a capacidade de agir de maneira ética e responsável em um contexto multicultural. A educação internacional pode ser vista como um caminho para cultivar esses valores, proporcionando experiências enriquecedoras que ampliam horizontes e promovem o entendimento entre diferentes culturas, especialmente hoje em contextos de mudanças geopolíticas e tensões sociais. 

Convidamos educadores, pesquisadores, estudantes e todos aqueles interessados em discutir como podemos utilizar a educação internacional para fomentar a humanização na formação dos indivíduos. Juntos, exploraremos as reflexões e diretrizes da Educação Crítica para a Paz, a interculturalidade, a transição da Educação Básica para o Ensino Superior, a língua inglesa, o futuro das avaliações e as estratégias pedagógicas que visam preparar os estudantes para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades e no mundo. 

Venha fazer parte desse debate essencial sobre o futuro da educação e o papel transformador que ela pode ter na vida dos cidadãos globais! 

Objetivos

  • Refletir sobre o Papel da Educação Internacional:

    1

    Discutir como a educação internacional pode contribuir para a formação de cidadãos globais mais conscientes e humanizados, aprofundando os saberes sobre a Educação para a Paz. 

  • Promover o Diálogo Intercultural

    2

    Criar um espaço para que educadores e participantes compartilhem experiências e práticas que promovam a compreensão e o respeito entre diferentes culturas. 

  • Desenvolver Habilidades Socioemocionais

    3

    Explorar estratégias pedagógicas que incentivem o desenvolvimento de habilidades como empatia, ética e responsabilidade social nos estudantes. 

  • Apresentar Práticas Inovadoras

    Trazer o diálogo sobre a internacionalização no Ensino Superior e a Educação Básica com práticas que tenham demonstrado sucesso na formação de cidadãos globalmente conscientes. 

  • Fomentar a Ação Comunitária

    5

    Inspirar os participantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, utilizando a educação como ferramenta para promover a justiça social e a inclusão. 

  • Construir Redes de Colaboração

    6

    Estabelecer conexões entre educadores, pesquisadores nacionais e internacionais, promovendo colaborações futuras em projetos relacionados à educação internacional com especial ênfase na Educação para a Paz. 

Palestrantes Confirmados

Lídia Mantovani
Pearson 

Francesca Woodward
Cambridge University Press & Assessment

Mina Patel 
British Council

Kleber Silva 
Universidade de Brasília/CNPq

Kevin Kester
Seoul National University 

Alberto Costa
Cambridge University Press & Assessment 

Luciane Stallivieri
Universidade Federal de Santa Catarina

César Bizetto
São Paulo Open Centre 

André Nalin
Colégio Rio Branco – Campinas 

Thiago Cataldi
Rede Santa Catarina 
São Paulo Open Centre

Victor Fiorotti
Colégio Dante Alighieri 

Pablo Faria
UNICAMP

Samantha Bernardo 
Pearson

Fabrizio Rossi
Cambridge University Press & Assessment  

Rafael Campos
Cambridge University Press & Assessment  

Juliana de Carvalho Moral Queiroz Pereira
Colégio Dante Alighieri
Selma Moura
St. Nicholas School

Agenda do Evento

Conheça os Palestrantes

Kleber Silva 
Universidade de Brasília/CNPq

Kleber Aparecido da Silva é professor associado do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e do Curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, atuando na graduação, pós-graduação, extensão e inovação. Faz parte da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e é Coordenador Geral do Grupos de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL – CNPq e UnB). Seus principais campos de interesse incluem linguagens, gênero, raça e educação linguística; raça, relações internacionais e (de)colonialidades; linguagens, discurso e identidades; (multi)letramentos, políticas linguísticas/internacionais e educação crítica na formação de professores/as. É bolsista em Produtividade em Pesquisa pelo CNPq e pesquisador em Stanford University/EUA e em Wits University/África do Sul. 

Lídia Mantovani
Pearson 

Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade de São Paulo (USP), é mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e cursa o último ano de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Suas áreas de pesquisa são: Formação de Professores com ênfase na Formação Inicial de Professores de Inglês sob a perspectiva de Comunidade de Prática e Políticas Públicas para o direito à educação no contexto da Educação Especial. Ao longo dos seus 8 anos de experiência na Pearson, atuou na consultoria pedagógica para redes públicas e privadas, edição de materiais didáticos, treinamentos e desenvolvimento profissional. Atualmente, é especialista acadêmica de governo. 

Francesca Woodward
Cambridge University Press & Assessment

Francesca Woodward tem um bacharelado em Administração de Empresas pela Staffordshire University e um Diploma de Pós-Graduação pela Manchester Metropolitan University. Ela trabalhou em diversas funções de liderança comercial em múltiplos produtos e regiões e, atualmente, é Diretora Global de Inglês na Cambridge University Press & Assessment. 

Mina Patel 
British Council
Mina Patel trabalha na área de educação há mais de 25 anos como professora, formadora de professores, redatora de materiais, gerente de projetos e pesquisadora no Grupo de Pesquisa de Avaliação do British Council. Em sua função atual, Mina faz parte da equipe que trabalha no programa Future of English. Ela é presidente da Conferência New Directions in English Language Assessment, e lidera os esquemas de bolsas de pesquisa de avaliação do British Council. Atualmente, Mina é aluna de doutorado do CRELLA na Universidade de Bedfordshire, Reino Unido.

Luciane Stallivieri
Universidade Federal de Santa Catarina
Internationalization Hub (IHub) 

Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) e Coordenadora da Linha de Pesquisa em Internacionalização da Educação Básica e Superior; Professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm) e do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária (PPGAU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Fundadora da consultoria em internacionalização e em educação internacional – Internationalization Hub (IHub)

 

Kevin Kester
Seoul National University 

Kevin Kester é Professor Associado de Educação Internacional Comparativa e Estudos de Paz/Desenvolvimento, além de Diretor do Laboratório de Educação, Conflito e Paz da Universidade Nacional de Seul. Seus interesses de pesquisa envolvem a sociologia e a política da educação, com foco nos campos interseccionais da educação comparativa, educação e conflito, educação para a paz e educação para a cidadania global. Ele possui um doutorado pela Universidade de Cambridge e é vencedor do A. Noam Chomsky Shining Star Research Award de 2024, do Emerald Literati Award de 2024 e do Unju Prize for Research Excellence de 2022. Seus livros mais recentes incluem The United Nations and Higher Education: Peacebuilding, Social Justice and Global Cooperation for the 21st Century (2020, Emerald Publishing) e The Common Curriculum Guide for Peace Education in Northeast Asia (2023, UNESCO-APCEIU). Mais informações sobre seu trabalho podem ser encontradas aqui: https://kevinkester.weebly.com/ 

 

César Bizetto
São Paulo Open Centre 

César Augusto Bizetto possui experiência em implementação de programa bilíngue, formação inicial e continuada de professores. Formado em Física e com Mestrado em Tecnologia Nuclear, descobriu sua verdadeira vocação como professor de Inglês, área na qual atua há mais de 20 anos. Head of Teaching, Learning & Assessment no São Paulo Open Centre, atua na formação de professores e formadores de professores através das Qualificações de Cambridge English, Cambridge International e Trinity College London. Nos últimos anos tem focado seus estudos e pesquisa em avaliação de língua inglesa com foco no impacto e uso formativo dos resultados de avaliações para que o processo avaliativo seja conectado ao processo ensino-aprendizagem e promova inclusão, equidade e justiça.  

Alberto Costa
Cambridge University Press & Assessment 

Alberto Costa é gerente sênior de serviços de avaliação e trabalha na Cambridge há nove anos. Ele tem sólida formação em ensino de inglês e atuou como professor de inglês, formador de professores e consultor acadêmico, bem como tutor para as certificações CELTA e DELTA, ambas de Cambridge. Entre os seus principais interesses estão temas ligados à avaliação de proficiência linguística e à formação continuada de professores de inglês. 

André Nalin
Colégio Rio Branco – Campinas 

André L. Nalin é graduado em Letras pela UNICAMP, pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos pela ESAMC e mestre em Educação pela PUC-Campinas. Possui certificações ECPE (Michigan Language Assessment), CELT-S e Train the Trainer (Cambridge Assessment English). Com mais de 20 anos de experiência na área de ensino, trabalhou como professor em escolas de idiomas, centros binacionais e colégios regulares, além de assumir funções de coordenação de área. No Colégio Rio Branco Campinas, foi assessor de línguas, sendo responsável pela coordenação do processo de internacionalização em parceria com a Cambridge Assessment International Education. Também possui experiência como examinador de testes de proficiência. Atualmente, exerce o cargo de Vice-diretor do Colégio Rio Branco Campinas. 

Thiago Cataldi
Rede Santa Catarina 
São Paulo Open Centre

Com mais de 16 anos de experiência, Thiago é um dedicado educador de língua inglesa e especialista em educação internacional. Desde 2007, tem promovido a proficiência no idioma e a compreensão cultural entre diversos grupos etários e perfis profissionais. Nos últimos sete anos, Thiago tem liderado iniciativas para a internacionalização da educação básica, estabelecendo departamentos de idiomas, adaptando currículos aos padrões globais e orientando alunos que buscam oportunidades no exterior.Thiago possui certificação TESOL pela Anaheim University, certificação CELTA pela Universidade de Cambridge e certificação CertPT pela Trinity College London. Suas amplas qualificações, aliadas à sua experiência prática, permitem-lhe oferecer uma educação linguística inovadora e impactante. 

Victor Fiorotti
Colégio Dante Alighieri 

Victor Fernandes Fiorotti é doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Mestre em Educação – Formação de Formadores pela PUC-SP.  Especialista em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel e licenciado em Pedagogia e Letras pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Grupo de Pesquisa LACE (Linguagem em Atividades no Contexto Escolar) da PUC-SP. Atua como coordenador de inglês dos Anos Finais e do Ensino Médio no Colégio Dante Alighieri.

Pablo Faria
UNICAMP

Pablo Faria é doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, onde atua como docente e pesquisador do Departamento de Linguística. É também candidato à certificação internacional como treinador de comunicação não-violenta pelo Centro para Comunicação Não-Violenta dos Estados Unidos. Nessa temática, oferece regularmente cursos de extensão ao grande público e treinamentos corporativos dentro da universidade. 

Samantha Bernardo 
Pearson

Samantha Bernardo é formada em Letras Inglês pela FURB e especialista em Educação Bilíngue pelo Instituto Ivoti. Com experiências internacionais em Vancouver e Nova York, atua no ensino de língua inglesa desde 2011, passando por escolas públicas, privadas e cursos de idiomas. Entre 2015 e 2021, se dedicou ao Ensino Bilíngue, atuando como professora alfabetizadora e, posteriormente, como Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente, é especialista acadêmica na Pearson Brasil, onde conduz encontros formativos para escolas de todo o Brasil. 

Fabrizio Rossi
Cambridge University Press & Assessment  

Fabrizio, senior country manager de Cambridge International Education, possui MBA pela FGV e atua na área de educação há 30 anos. Professor certificado ICELT, trabalhou em diversas instituições de idiomas no Brasil e foi cofundador da CELT, onde atuou como professor, planejador de cursos e formador de professores por 10 anos. Foi consultor educacional de editoras e gerente de Business Development de Cambridge English antes assumir a gerência de Cambridge International Education no Brasil. 

Rafael Campos
Cambridge University Press & Assessment  

Rafael é formado em comunicação social e especializado em língua e literatura Inglesa pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui um MBA em gestão da experiência do consumidor pela ESPN e iniciou sua careira como professor de inglês em 2010 no Vietnã após obter a certificação CELTA. Foi coordenador pedagógico e gestor de escolas de idiomas no Brasil. Atualmente é gerente de recursos educacionais de Cambridge International Education. 

Juliana de Carvalho Moral Queiroz Pereira
Colégio Dante Alighieri
Juliana de Carvalho Moral Queiroz Pereira é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP / LAEL. Bacharel e licenciada em Pedagogia e Letras pela PUC/SP. Atua como coordenadora de Inglês na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Dante Alighieri. Participou de colaborações com editoras especializadas no ensino de idiomas, elaborando e/ou revisando materiais didáticos para diversas idades e níveis.
Selma Moura
St. Nicholas School
Selma Moura é líder sênior em uma Escola Internacional em São Paulo, Brasil, reconhecida por sua ampla experiência em educação multilíngue e liderança pedagógica. Com mais de 20 anos de experiência no setor educacional, desempenhou diversas funções significativas, incluindo oito anos como Líder Pedagógica em ambientes escolares internacionais. Selma obteve seu Mestrado em Educação (M.Ed.) e Bacharelado em Educação (B.A.) em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), além de pós-graduação em Linguagens das Artes. Como professora universitária dedicada, ela se concentra em promover o desenvolvimento profissional de educadores por meio de programas de treinamento inovadores e iniciativas de mentoria. Suas pesquisas e publicações contribuem para o avanço das práticas educacionais, posicionando-a como uma autoridade respeitada na área. Como palestrante e consultora dinâmica, Selma compartilha seus insights e experiências, inspirando educadores e líderes a aprimorarem suas abordagens à aprendizagem multilíngue.

Patrocinadores

Apoio

Organização

Fátima Trindade 
CEO – São Paulo Open Centre

César Bizetto
Head of Teaching, Learning & Assessment no São Paulo Open Centre

PRINCIPAL

  • Início
  • Exames Internacionais
  • Cursos para Professores
    • CELTA 100% Online
    • Certificate in Classroom Practice
    • Certificate for Practising Teachers (CertPT) – Trainer Development
    • Certificate in Teaching Bilingual Learners
    • Tópicos especiais em avaliação
    • A INSPIRAÇÃO REGGIO EMÍLIA NA EDUCAÇÃO
    • Mastering Bilingual Pedagogy: Tools for the Classroom
  • Cambridge International Curriculum

INSTITUCIONAL

  • Institucional
  • Blog
  • Portal Prep Centre
  • Contato

(11) 5683-2683 / (11) 2924-9989
Av. Adolfo Pinheiro, 1000
Conj.: 111-113
Santo Amaro – SP – CEP 04734-002

Todos direitos reservados a São Paulo Open Centre | Agência de Marketing Digital - N2 Mídia
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Youtube
  • Instagram
Scroll to top