A Certificação Teaching Bilingual Learners é mais do que um certificado com reconhecimento internacional, é uma vivência que transforma a sua carreira no Brasil e fora dele!

Há um ano, foi publicado um parecer normatizando a Educação Bilíngue no Brasil. Embora ele ainda não tenha sido homologado em âmbito federal, já traçou diretrizes para a organização das escolas, programas e qualificações docente. 

Quanto à formação docente para contextos bilíngues, um dos requisitos é que os profissionais para além do domínio intermediário superior da Língua Inglesa (B2, segundo o CEFR) tenham também formação em Educação Bilíngue. Esta é sem dúvida uma qualificação nova no Brasil, extremamente necessária para que as implantações de programas bilíngues ocorram com sucesso. É uma demanda que exige dos profissionais uma qualificação teórica e prática multidisciplinar consistente.

A qualificação de Cambridge Assessment International Education – Teaching Bilingual Learners é adotada em muitos países que possuem Cambridge International Schools, incluindo o Brasil. Baseado em padrões internacionais para a realização de qualidade da Educação Bilíngue nessas escolas, o departamento Cambridge Assessment International Education, estruturou uma formação para atender estes profissionais, com habilidades e competências chave para este contexto educacional. 

Consequentemente, é uma formação já realizada e testada e, sem dúvida, uma formação que impacta na carreira de quem a realiza, abrindo portas profissionais no Brasil (atendendo as novas regulamentações) e no exterior (Framework for Higher Education Qualifications – FHEQ – Level 4). A formação é modular e a cada módulo o aluno obterá uma certificação internacional: Certificado (FHEQ – Level 4) e Diploma (FHEQ – Level 5).

No modulo 1 – “Certificate in Bilingual Education”, os candidatos terão a oportunidade de:

  • compreender os desafios de aprender por meio de um idioma adicional.
  • compreender os princípios do ensino de alunos bilíngues por meio de uma língua adicional, através de leitura, observação e discussões; aplicarão esses princípios em suas próprias práticas.
  • projetar, implementar e avaliar aulas individuais com foco no conteúdo e na linguagem.
  • refletir e avaliar sua própria prática, a fim de ajudar os alunos a aprender o conteúdo por meio de uma linguagem mais eficaz.
  • aprender colaborativamente, com o apoio de seus colegas.

O São Paulo Open Centre está abrindo uma nova turma do Certificate in Teaching Bilingual Learners, para profissionais que atuam em contextos de educação bilíngue e/ou internacional. 

A qualificação em foco está estruturada em 150 horas de aprendizagem, com um equilíbrio entre:

  • Aprendizagem guiada (50h): aulas síncronas de apresentação e discussão de conteúdo;
  • Estudo individual e aprendizagem colaborativa (50h): leitura, pesquisa e discussão;
  • Aprendizagem baseada na escola (50h): aplicação de novas ideias e abordagens na prática e refleção sobre a sua experiência.

O São Paulo Open Centre com sua equipe, líder do programa e seus mentores, estruturou o curso na modalidade online, seguindo as diretrizes de Cambridge Assessment International Education, considerando nessa programação também o cenário brasileiro.

As inscrições estão abertas para esta nova turma, que tem seu início previsto para 11 de setembro de 2021, com aulas síncronas aos sábados das 10h às 12h.

Para mais informações, acesse o site abaixo, ou agende uma entrevista conosco pelo e-mail: pdq@saopauloopencentre.com.br

“Let’s keep learning in motion!”