Seminário sobre Competência Global reúne grandes nomes da educação bilíngue e internacional
Primeira edição de evento elucida a nova competência que compõe o PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos – e reúne especialistas dos EUA e Reino Unido.
Com o tema “Aprendendo a Educar para a Competência Global”, o Global Education Seminar estreia no circuito de eventos acadêmicos voltados à educação bilíngue e internacional. Vindo ao Brasil pela segunda vez, está a americana Margareth Jones Carey, da St. Bonaventure University, que trata sobre a importância da competência global e seu papel nas escolas pelo mundo. Encerrando o evento, a Diretora de Desenvolvimento de Currículos Internacionais de Cambridge Assessment International Education, Claudia Bickford-Smith, traz uma palestra sobre o design de currículos ‘globalmente competentes’. O evento conta ainda com a participação dos ilustres José Marcelo Freitas de Luna (UNIVALI) e Telma Gimenez (UEL), abordando temas como a intersecção das habilidades socioemocionais com a língua inglesa e a transposição das teorias a respeito da competência global para prática de sala de aula. Ilustrando boas práticas pedagógicas, colégios com programas que prestigiam o desenvolvimento de cidadãos “globally competent” compartilham suas experiências e seus resultados.
Ser ‘globalmente competente’ envolve muito mais do que o conceito de interculturalidade aliada à empatia e o domínio de diferentes línguas. A competência global se aprofunda com a exploração de problemas locais e globais (mesclando os dois termos no conceito híbrido conhecido como “glocal”), a compreensão e apreciação de perspectivas e visões de mundo de outras pessoas e o engajamento em interações positivas com pessoas de diferentes nacionalidades, etnias, religiões, experiências sociais e culturais. Em poucas palavras, ela é essencial para se agir construtivamente para o bem comum e o desenvolvimento sustentável.
Entretanto, essa competência fundamental encontra no desenvolvimento da fluência em outros idiomas um grande entrave. Como educar para o mundo sem o acesso à uma língua adicional? Qual o papel do inglês como lingua franca no desenvolvimento dessa competência? Como escolas poderão desenvolver currículos que englobem situações-problema capazes de desenvolver, de fato, habilidades e competências básicas para se prosperar em um mundo tão multifacetado culturalmente? Qual é a participação das habilidades interpessoais nesse contexto? São essas e outras perguntas que o seminário pretende responder.
O evento bilíngue contará ainda com tradução simultânea e destinará parte de sua arrecadação para a ONG Cidadão Pró Mundo, que tem como missão fornecer oportunidades de educação e desenvolvimento da língua inglesa a jovens e adultos de comunidades carentes. O seminário é organizado pelo São Paulo Open Centre e tem o apoio institucional de Cambridge Assessment International Education e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O Global Education Seminar acontece no Auditório” Escola Americana”, localizado dentro do Campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 11 de maio de 2019 às 08h30min.
Fundado em 2013, o São Paulo Open Centre nasceu como um Centro Autorizado para aplicação dos exames de proficiência de Cambridge Assessment English. Após trazer ao Brasil qualificações docentes pioneiras da universidade inglesa, a empresa especializou-se na formação inicial e continuada de docentes e lideranças educacionais, tornando-se referência com seus cursos nas áreas de educação bilíngue, neurociência e ensino de língua. Em 2017, passou a representar no Brasil o departamento de educação internacional da Universidade de Cambridge, assessorando escolas no processo de potencialização do ensino da língua inglesa e a implantação de currículo internacional.. O Global Education Seminar, juntamente com a oferta de um curso de pós-graduação inédito no Brasil, marca a estreia do São Paulo Open Centre na educação superior.