Linguagem, aprendizagem e desenvolvimento: perspectivas Sobre aquisição linguística e funcionamento cerebral

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

 

RESUMO
O que nos faz humanos? A linguagem segue a frente nesta disputa que ainda não está plenamente resolvida pela ciência. O que se sabe até hoje é que somente humanos desenvolveram um aparato fonador apto a produzir sons em todas as línguas, em conjunto com uma circuitaria neural que possibilita que a comunicação passe a ser mais do que mero instrumento de transação, permitindo também a colaboração e a cocriação. Propõe-se nesta revisão sob a perspectiva do funcionamento cerebral o exame da relação entre linguagem, pensamento e aprendizagem; da hipótese de determinismo e relativismo linguístico para avaliar sua implicação para aprendizagem e desenvolvimento; de ideias atuais sobre a evolução da linguagem humana; das conexões entre desenvolvimento linguístico e herança genética para a capacidade linguística; da diferença entre a aquisição da primeira e da segunda língua; e como a correta identificação da dislexia e da afasia podem informar o entendimento atual do processo de aquisição linguística e seu desenvolvimento.

Palavras-chave

Linguagem; Circuitaria neural; Desenvolvimento; Genética; Pensamento.
Revista EntreLínguas, [S.l.], p. 104-120, Apr. 2019. ISSN 2447-3529. Available at: <https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12789/8375>. Accessed on 27 July 2019. doi:https://doi.org/10.29051/el.v5i1.12789.